metropoles.com

Atibaia: PRDF recorre de decisão que rejeitou denúncia contra Lula

O procurador Frederico Paiva argumenta que a declaração de suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso tríplex não pode contaminar outros casos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
lula1
1 de 1 lula1 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) recorreu da decisão da Justiça Federal em Brasília que rejeitou a reabertura da ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do sítio em Atibaia (SP). Segundo o procurador da República Frederico Paiva, a declaração de suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso tríplex não pode contaminar outros casos.

De acordo com o recurso, as provas colhidas pela investigação contra o ex-presidente petista devem continuar válidas.

Em agosto, a juíza Pollyanna Kelly Maciel Martins Alves, da 12ª Vara Federal de Brasília, negou pedido do Ministério Público Federal (MPF) que buscava reiniciar a ação penal.

A magistrada rejeitou as acusações do MPF de corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o ex-presidente. Também reconheceu que, em relação a Lula, houve prescrição, ou seja, decorreu-se o prazo para punição pelos crimes.

Suspeição de Moro

O pedido de reabertura da ação penal foi feito pelo MPF após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter anulado as condenações do ex-presidente determinadas pela Justiça Federal no Paraná em casos relacionados à Lava Jato.

Em outra decisão que atingiu o mesmo caso, o ministro Gilmar Mendes entendeu que a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para atuar em processos de Lula deveria também ser aplicada ao caso do sítio de Atibaia.

No recurso, Paiva pede que o caso fique suspenso até que o STF decida em definitivo sobre os efeitos da suspeição de Moro no caso do sítio de Atibaia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?