metropoles.com

Associação dos Juízes sobre Silveira: “Incitação ultrapassa limites”

A prisão do deputado foi decretada após ele ter publicado, nas redes sociais, um vídeo em que ataca os ministros do Supremo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
daniel-silveira_00090531_0
1 de 1 daniel-silveira_00090531_0 - Foto: null

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) se pronunciou, nesta sexta-feira (19/20), sobre o caso do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ). Em nota, a associação ressalta que “recebe com serenidade a decisão dos plenários do Supremo Tribunal Federal e da Câmara dos Deputados de ratificar a prisão do parlamentar, que atentou gravemente contra a harmonia entre os Poderes da República”.

A Ajufe ainda ressalta a gravidade dos ataques por parte de Silveira. “A incitação contra as instituições que compõem o Estado Democrático de Direito ultrapassa os limites de qualquer prerrogativa constitucional, arranhando o decoro que deve permear a atuação dos integrantes das instituições”, afirma a nota.

A prisão do deputado foi solicitada após ele ter publicado, nas redes sociais, um vídeo em que ataca os membros do Supremo, especialmente o ministro Edson Fachin.

No vídeo, Silveira ainda enaltece o Ato Institucional nº 5, o AI-5, e diz: “Vocês deveriam ter sido destituídos do posto de vocês e uma nova nomeação, convocada e feita, de onze novos ministros. Vocês nunca mereceram estar aí e vários também que já passaram não mereciam. Vocês são intragáveis, inaceitáveis, intolerável Fachin”.

Sobre o fato, a associação ainda alega que a “a discordância e o debate sobre o teor das decisões judiciais são legítimos, mas devem ser feitos com prudência e contestados pelos instrumentos legais cabíveis. Agressões verbais públicas e ameaças aos membros do Judiciário, inclusive com o uso de redes sociais, não representam o caminho correto para manifestar contrariedades e devem ser combatidas com rigor. Não se pode defender a democracia com gestos de desapreço por ela”.

Defesa incondicional da democracia

De acordo com a nota, para a Ajufe, o diálogo e o respeito mútuo devem sempre pautar as discussões e eventuais divergências sobre qualquer assunto. “Ressaltamos nosso compromisso com a defesa incondicional da democracia brasileira, que só estará garantida com a observância à harmonia e independência dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, conforme determina a Constituição”, diz.

“A sociedade brasileira espera seriedade, equilíbrio, urbanidade e bom senso de todas as autoridades nacionais, principalmente dos membros de Poder. Neste momento, é imprescindível demonstrar maturidade institucional, buscando soluções adequadas para a magnitude dos desafios econômicos, sociais e de saúde pública que o país tem enfrentado”, segue a nota.

Por fim, a associação afirma que fortalecer as instituições democráticas e preservar o Judiciário forte e independente é dever de todos, principalmente das autoridades que integram os Poderes da República.

Veja a nota na íntegra:

2021.2.19 Nota Pública Sobre Prisão Do Dep. Daniel Silveira.docx by Carlos Estênio Brasilino on Scribd

4 imagens
Daniel Silveira se recusa a colocar máscara no IML
Daniel Silveira
Deputado Daniel Silveira chegou sorrindo à Polícia Federal no Rio de Janeiro, após ser preso
1 de 4

Plenário Câmara dos Deputados decide prisão de Daniel Silveira (PSL-RJ) após o parlamentar ser preso em flagrante por ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 4

Daniel Silveira se recusa a colocar máscara no IML

Reprodução/Facebook
3 de 4

Daniel Silveira

Reprodução
4 de 4

Deputado Daniel Silveira chegou sorrindo à Polícia Federal no Rio de Janeiro, após ser preso

Aline Massuca/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?