metropoles.com

Associação do MP critica decisão do STF sobre 2ª instância

Presidente da Conamp, Victor Hugo Azevedo diz que medida do Supremo dificulta repressão a crimes, favorecendo a prescrição de delitos graves

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Conamp/Divulgação
Victor Hugo Azevedo CONAMP
1 de 1 Victor Hugo Azevedo CONAMP - Foto: Conamp/Divulgação

Para o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Victor Hugo Azevedo, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão equivocada ao reverter a atual jurisprudência que autoriza o início da execução da pena após condenação em segunda instância.

“Lamento a decisão do STF e reafirmo a preocupação do Ministério Público brasileiro com o provável retrocesso jurídico, que dificulta a repressão a crimes, favorecendo a prescrição de delitos graves, gerando impunidade e instabilidade jurídica”, afirma Victor Hugo Azevedo.

Cabem recursos
Nesta quinta-feira (07/11/2019), o plenário do STF decidiu que será alterada a interpretação atual que permite prisão de réus após condenação em segunda instância, ainda com recursos cabíveis antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.

No início da noite, com o placar empatado em 5 a 5, o presidente da Corte, Dias Toffoli, começou a votar. Com a missão de desempatar a análise e comunicar a decisão do STF, Toffoli votou pela derrubada da atual jurisprudência, formando maioria em favor de que o réu só seja preso após o trânsito em julgado – ou seja, quando esgotados todos os recursos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?