metropoles.com

Aras vê “com preocupação” julgamento do STF sobre sigilo de dados

Para o PGR, eventual restrição no compartilhamento de informações pode afetar a política econômica do país, “sobretudo as relações externas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Augusto-Aras
1 de 1 Augusto-Aras - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em manifestação protocolada nesta segunda-feira (18/11/2019), o procurador-geral da República, Augusto Aras, respondeu às considerações feitas pelo ministro Dias Tofolli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o compartilhamento de informações entre o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Receita Federal. O PGR mostrou “preocupação” com o julgamento do caso no plenário da Corte, previsto na pauta desta quarta-feira (20/11/2019).

Segundo o PGR, são preocupantes “as consequências de um eventual julgamento que restrinja o compartilhamento das informações para a política econômica do Brasil, sobretudo nas relações externas”.

Para Aras, o Coaf atua no âmbito do dever do Estado de “promover segurança nacional por meio do enfrentamento de crimes como narcotráfico e lavagem de dinheiro”. Ele ainda diz que, assim como as colaborações premiadas, os relatórios não constituem, isoladamente, meios de prova.

“Nenhum agente público tem acesso amplo e irrestrito a dados de inteligência, sendo obrigatória a identificação da autoridade em cada consulta”, diz nota.

No documento, o PGR destaca que, por lei, os chamados setores obrigados – que incluem as instituições financeiras – devem comunicar à Unidade de Inteligência Financeira (UIF) operações realizadas por seus clientes em duas situações: nos casos de transações em espécie acima de valor estabelecido em norma específica, e quando se verificar a existências de indícios de lavagem de dinheiro.

“Após receber os dados, cabe à UIF analisar as informações e, se for o caso, consolidá-las em Relatórios de Inteligência Financeira, que são repassados às autoridades competentes para proceder eventual investigação”, avala Aras.

Na semana passada, o ministro presidente do Supremo, Dias Toffoli, solicitou ao PGR informações sobre a forma de acesso a Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) e Representações Fiscais para Fins Penais (RFFP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?