metropoles.com

Aras defende que Nunes Marques seja relator do caso dos cultos no STF

A liberação de práticas religiosas em meio à pandemia, que está sob alçada do ministro Gilmar Mendes, será analisada pelo plenário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Augusto Aras, PGR, segura a Constituição Federal
1 de 1 Augusto Aras, PGR, segura a Constituição Federal - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a redistribuição do caso que trata da liberação de cultos e outras práticas religiosas em meio à pandemia de Covid-19. Atualmente, o ministro Gilmar Mendes é o relator do tema, mas o PGR defende que Nunes Marques passe a ser o responsável.

“A regra de distribuição estabelecida pelo regimento interno visa a evitar decisões conflitantes ou contraditórias e a gerar economia processual”, escreveu Aras.

Veja a manifestação:

paginador by Juliana Barbosa on Scribd

Mais cedo, o ministro Gilmar Mendes negou duas ações que pediam a liberação de cultos e missas em São Paulo. Além disso, pediu que o caso seja analisado pelo plenário.

A expectativa é de que o tema seja debatido pelo colegiado nesta quarta-feira (5/4). Segundo assessores do STF, o presidente da Corte, Luiz Fux, já tomou a decisão.

Polêmica

O ministro Nunes Marques estipulou, no sábado (3/4), em caráter liminar, que governadores e prefeitos não podem proibir a celebração de atos religiosos. A sentença exarada no fim de semana destaca que essas cerimônias são permitidas desde que preservados os protocolos sanitários – entre eles, lotação máxima de 25% da capacidade do local.

Em sua determinação, Mendes estabelece que estados e municípios podem fixar medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia, inclusive o fechamento de templos e igrejas.

Com as decisões conflitantes, caberá ao plenário da Corte dar a palavra final sobre a liberação, ou não, de cultos e missas.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?