metropoles.com

Aras diz que PGR trabalha para garantir segurança no 7 de Setembro

O procurador-geral afirmou que o MPF atua “de forma discreta, mas não sigilosa” no monitoramento das comemorações do Dia da Independência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Augusto Aras, PGR, segura a Constituição Federal
1 de 1 Augusto Aras, PGR, segura a Constituição Federal - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou, nesta sexta-feira (26/8), que o Ministério Público Federal (MPF) atua “de forma discreta, mas não sigilosa” para garantir a segurança das comemorações do Dia da Independência, em 7 de setembro. O PGR defendeu que o órgão terá o mesmo empenho durante as eleições, em outubro.

Aras disse, durante a abertura da sessão extraordinária do Conselho Superior do MPF, que a “instituição está cumprindo seu dever”. “Esperamos que a festa cívica de 7 de setembro, assim como as eleições, ocorra como uma grande festa, mantendo as nossas melhores tradições”, pontuou o procurador-geral, assegurando expediente normal do órgão na véspera do feriado.

“Estamos envidando esforços, juntamente com os Ministérios Públicos estaduais, para manter todo o MP brasileiro trabalhando, para que tenhamos eleições sem violência, eleições pacíficas e ordeiras, com a interlocução do Conselho Nacional do Ministério Público e com todos os colegas”, prosseguiu o PGR.

“Estamos atentos”

Há um mês, Aras divulgou vídeo no qual afirma que o MPF está atento à possibilidade de manifestações violentas para a ocasião. O vídeo, postado no canal pessoal de Aras no YouTube, é o trecho de uma reunião que teve com parlamentares de oposição.

O vídeo começou com uma mensagem de texto dizendo o seguinte: “Procurador-geral da República, Augusto Aras informa a parlamentares de partidos da oposição de medidas preventivas do MPF contra eventuais distúrbios em Sete de Setembro/22”.

7 imagens
Augusto Aras deve se reunir com Lula nos próximos dias
Para o PGR Augusto Aras, Salles apenas "externou sua posição" sobre as diretrizes para políticas públicas do atual governo
Atual procurador-geral da República, Augusto Aras
Augusto Aras, procurador-geral da República
Augusto Aras
1 de 7

Augusto Aras, procurador-geral da República

Andre Borges/Esp. Metrópoles
2 de 7

Augusto Aras deve se reunir com Lula nos próximos dias

Michael Melo/Metrópoles
3 de 7

Para o PGR Augusto Aras, Salles apenas "externou sua posição" sobre as diretrizes para políticas públicas do atual governo

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 7

Atual procurador-geral da República, Augusto Aras

Michael Melo/Metrópoles
5 de 7

Augusto Aras, procurador-geral da República

Michael Melo/Metrópoles
6 de 7

Augusto Aras

Michael Melo/ Metrópoles
7 de 7

Para o PGR, Augusto Aras, Salles apenas "externou sua posição" sobre as diretrizes para políticas públicas do atual governo

Marcos Brandão/Agência Senado

Na gravação, Aras relembra aos parlamentares sobre a atuação na mesma data de 2021, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) também convocou simpatizantes. “Não deixamos que o 7 de setembro tivesse nenhum evento de violência. Eram movimentos espontâneos que espocavam em todo o país”, afirmou o PGR no vídeo.

“Todos nós já estamos atentos a eventuais movimentos, espontâneos ou não, da sociedade civil no que toca à possibilidade de violência”, frisou.

Convocados por Bolsonaro

Bolsonaro tem convocado apoiadores a irem às ruas nas festividades de 7 de Setembro para protestarem “pela nossa liberdade e pela nossa pátria”. “Convoco todos vocês agora para que todo mundo, no 7 de Setembro, vá às ruas pela última vez”, disse o presidente durante a convenção partidária do PL, que o confirmou como candidato à reeleição.

Na cerimônia, realizada no Rio de Janeiro, o mandatário do país ainda mirou membros do Judiciário, em especial os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Estes poucos surdos de capa preta têm que entender o que é a voz do povo”, enfatizou o presidente.

“Têm que entender que quem faz as leis é o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Todos têm que jogar dentro das quatro linhas da Constituição. Interessa para todos nós. Não queremos o Brasil dominado por outra potência. O que nós queremos é paz e tranquilidade, respeito à Constituição”, finalizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?