metropoles.com

Aras diz que Cabral segue no crime e pede para STF anular delação

Ex-governador do Rio fechou acordo com a PF, mas o procurador geral da República alega irregularidades. Tema está nas mãos de Fachin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cassiano Rosário/Futura Press
Ex-governador do RJ Sérgio Cabral sai algemado de camburão
1 de 1 Ex-governador do RJ Sérgio Cabral sai algemado de camburão - Foto: Cassiano Rosário/Futura Press

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anule a delação premiada fechada entre o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e a Polícia Federal.

Para o PGR, o político, que está preso desde novembro de 2016 e já foi condenado em 13 ações penais, não pode ser beneficiado porque “existem fundadas suspeitas de que o ex-governador continua ocultando o paradeiro de valores recebidos de forma ilícita ao longo do funcionamento do esquema criminoso que vem sendo desbaratado desde 2015”.

O acordo de delação, celebrado em dezembro do ano passado, foi confirmado pelo ministro do STF Edson Fachin. Agora, com o pedido da PGR, que chegou em forma de embargos de declaração, caberá a Fachin dizer se volta atrás na própria decisão e anula a delação ou se mantém o acordo.

O ministro poderá decidir sozinho ou levar o tema ao plenário da Segunda Turma do Supremo, que analisa casos da Lava Jato. Há ainda a opção de Fachin levar a delação de Cabral para o pleno do STF, para que os 11 ministros decidam.

Aras pediu ainda que, caso o acordo de delação seja mantido, “não afete as prisões preventivas decretadas contra o político”.

O teor do documento acertado entre Cabral e a PF é sigiloso. A PGR já havia se manifestado contra essa possibilidade, assim como o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro.

Nos embargos entregues nesta terça-feira (11/02/2020), o PGR argumenta que as suspeitas de que Cabral ainda está cometendo crimes “viola a boa-fé objetiva, condição necessária à elaboração de acordos de colaboração”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?