metropoles.com

Após STF anular sentença, Fachin manda soltar ex-gerente da Petrobras

O ministro não foi favorável ao habeas corpus, mas avaliou que a prisão preventiva deve ser revogada em razão da maioria da Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
STF retoma nesta quinta julgamento sobre rito do impeachment de Dilma – Brasília(DF), 17/12/2015
1 de 1 STF retoma nesta quinta julgamento sobre rito do impeachment de Dilma – Brasília(DF), 17/12/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou nesta quinta-feira (03/10/2019) a prisão do ex-gerente da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira. Ele teve a condenação anulada nessa quarta-feira (02/10/2019) pelo plenário da Corte. A informação é da GloboNews.

Na decisão, o magistrado afirmou que, apesar de ter sido vencido pela maioria no julgamento, o ex-gerente deve ser solto, como entendeu a maioria do Supremo.

Na sessão dessa quarta (02/10/2019), o colegiado formou maioria pelo acolhimento do habeas corpus impetrado pela defesa de Ferreira. O placar ficou em 6 x 5 pela procedência do recurso. O caso concreto do ex-gerente da Petrobras serviu de parâmetro para o julgamento da tese geral, na qual os ministros decidiram, por 7 votos a 4, que é possível derrubar condenações da Lava Jato em casos nos quais os prazos de defesa de delatores e delatados foram comuns.

Ferreira está preso desde maio de 2017. Ele foi condenado em primeira instância a 10 anos e 3 meses de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, depois, a pena foi reduzida para 9 anos e 2 meses.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?