Após recesso, Conselho do MP analisa duas representações contra Deltan
Os processos foram movidos pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) volta a se reunir nesta terça-feira (13/08/2019) com uma pauta de mais de 150 itens, dois deles têm como alvo o procurador da República Deltan Dallagnol. As informações são do jornal O Globo.
Um dos itens contra o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba foi movido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Este, no entanto, deve ser adiado porque o parlamentar fez um aditamento, apresentando mais documentos ao conselho. Calheiros acusa Dallagnol de ter feito campanha no Twitter para atacá-lo e influenciado as eleições de 2018.
O segundo item é do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. O processo está em estágio mais adiantado e, segundo um conselheiro do CNMP ouvido pela reportagem, pode resultar em punição.
O processo tem origem em uma entrevista à rádio CBN em agosto de 2018, quando ele afirmou que decisões tomadas pelos ministros Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski passaram mensagem de leniência com a corrupção.
Além dos processos, Deltan Dallagnol é alvo de reportagens publicadas pelo The Intercept Brasil em parceria com outros jornais que mostram suposta influência na condução dos trabalhos da Lava Jato.