metropoles.com

Após reação a Bolsonaro, Barroso dá indiretas no Twitter: “O mal consome a si mesmo”

Presidente do TSE foi ao Twitter e, em suas “dicas da semana”, recomendou canção de protesto e livro A Ditadura Escancarada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
ministro Luiz Roberto Barroso tse eleicoes 2020 apuracao votos brasil 1
1 de 1 ministro Luiz Roberto Barroso tse eleicoes 2020 apuracao votos brasil 1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Sem citar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recomendou nesta sexta-feira (9/7), no que chama de “dicas da semana”, a música Cálice, de Chico Buarque com participação de Milton Nascimento. A canção carrega metáforas sobre o período vivido pela sociedade durante a ditadura militar.

Em uma das interpretações possíveis, a palavra “cálice” pode ter o sentido de experiência dolorosa, de provação, sofrimento, ou de ordem para se calar (cale-se!), sinal de censura.

Além da canção, o ministro também recomendou, por meio de publicação no Twitter, o livro A Ditadura Escancarada, de Elio Gaspari, e o pensamento: “Quando um homem de bem responde um insulto com outro insulto ele permite que o mal vença. Não é preciso responder. O mal consome a si mesmo”.

A postagem ocorre em meio a sérios atritos entre ele e o presidente Jair Bolsonaro, que alega “fraude nas eleições” caso o TSE permaneça com o uso do voto eletrônico. O chefe do Executivo federal defende que, se a votação não for feita de forma impressa, “não terá eleição em 2022”. Ele chegou a dizer que Barroso tem “interesses pessoais” sobre o pleito eleitoral.

Mais cedo, em nota oficial, o presidente do TSE já havia repudiado as declarações do chefe do Executivo. Ele também afirmou que tentar “impedir” a eleição configura “crime de responsabilidade”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?