metropoles.com

Após pedido de impeachment de Moraes, STJ se diz “preocupado”

A corte superior se manifestou oficialmente ressaltando preceito constitucional de independência entre os Poderes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Sabatina Alexandre de Moraes no Senado Federal – Brasília(DF), 21/02/2017
1 de 1 Sabatina Alexandre de Moraes no Senado Federal – Brasília(DF), 21/02/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Em nota oficial divulgada neste sábado (21/8), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou que vê com preocupação o pedido de impeachment apresentado contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O comunicado destacou a previsão constitucional de independência dos Poderes como princípio fundamental da democracia.

“O Poder Judiciário tem como função preponderante a jurisdicional, diretamente vinculada ao fortalecimento da democracia e do Estado de Direito. A convivência entre os Poderes exige aproximação e cooperação, atuando cada um nos limites de sua competência, obedecidos os preceitos estabelecidos em nossa Carta Magna”, diz a nota divulgada no site da Corte Superior, sem assinatura de ministros.

O texto afirma ainda que o país se constitui em um Estado de Direito, “cujas decisões judiciais podem ser questionadas por meio de recursos próprios, observado o devido processo legal”. “O Tribunal da Cidadania (como é chamado o STJ) reafirma a importância do Poder Judiciário para a segurança jurídica e desenvolvimento do país, garantindo a democracia e a cidadania.”

A nota do STJ se soma à nota do STF divulgada ainda na sexta-feira, repudiando a apresentação, por parte de Bolsonaro, do pedido de impeachment contra Moraes. Na nota, o STF “manifesta total confiança” no ministro.

“O Supremo Tribunal Federal, neste momento em que as instituições brasileiras buscam meios para manter a higidez da democracia, repudia o ato do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, de oferecer denúncia contra um de seus integrantes por conta de decisões em inquérito chancelado pelo Plenário da Corte”, diz o texto.

6 imagens
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes
Presidente Bolsonaro cumprimenta os paraquedistas da Marinha, após demonstração do agrupamento
PF investiga relação entre Jair Bolsonaro e as Forças Armadas
1 de 6

Ministro Alexandre de Moraes

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 6

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

Daniel Ferreira/ Metrópoles
3 de 6

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

Daniel Ferreira/Metrópoles
4 de 6

Ministro Alexandre de Moraes

Rafaela Felicciano/Metropoles
5 de 6

Presidente Bolsonaro cumprimenta os paraquedistas da Marinha, após demonstração do agrupamento

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 6

PF investiga relação entre Jair Bolsonaro e as Forças Armadas

Igo Estrela/Metrópoles

A apresentação do pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes ocorreu no fim da tarde de sexta, mesmo dia em que a Polícia Federal cumpriu, pela manhã, mandados de busca e apreensão em endereços do cantor Sérgio Reis e do deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), entre outros aliados do presidente que são investigados por insuflar atos de violência contra o STF e seus ministros.

Confira a íntegra da nota:

Nota Oficial

O Superior Tribunal de Justiça vem a público expressar sua preocupação com o pedido de impeachment apresentado contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no pleno exercício de suas atribuições constitucionais.

Nos termos do art. 2o da nossa Constituição Federal, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são independentes e harmônicos entre si.

O Poder Judiciário tem como função preponderante a jurisdicional, diretamente vinculada ao fortalecimento da democracia e do Estado de Direito.

A convivência entre os Poderes exige aproximação e cooperação, atuando cada um nos limites de sua competência, obedecidos os preceitos estabelecidos em nossa Carta Magna.

O Brasil constitui-se em um Estado de Direito, cujas decisões judiciais podem ser questionadas por meio de recursos próprios, observado o devido processo legal.

O Tribunal da Cidadania reafirma a importância do Poder Judiciário para a segurança jurídica e desenvolvimento do País, garantindo a democracia e a cidadania.

Brasília, 21 de agosto de 2021.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?