metropoles.com

Após ordem de Moraes, PF prende Oswaldo Eustáquio por descumprir domiciliar

O blogueiro cumpria prisão domiciliar e, mesmo impedido de sair de casa, foi ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Oswaldo Eustáquio
1 de 1 Oswaldo Eustáquio - Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (18/12) a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. A medida foi tomada porque Eustáquio não estaria cumprindo restrições impostas pelo magistrado. Os advogados confirmaram que a Polícia Federal está na casa do bolsonarista para prendê-lo.

O blogueiro cumpria prisão domiciliar, mas deixou sua casa e se deslocou até o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado pela ministra Damares Alves. Ele é monitorado pela tornozeleira eletrônica, que apontou o deslocamento.

A Vara de Execuções Penais da Justiça do DF afirmou ao STF que não houve nenhuma autorização para que Eustáquio deixasse a prisão domiciliar.

Eustáquio é investigado desde junho no inquérito que apura o financiamento e a organização de atos antidemocráticos. Durante os atos, manifestantes foram às ruas com pedidos inconstitucionais, como o fechamento do Congresso e do Supremo.

Segundo Moraes, a prisão preventiva é necessária porque as medidas alternativas não estão sendo cumpridas pelo investigado.

“Após sucessivas oportunidades concedidas ao investigado, ele continuou a insistir na prática dos mesmos atos que lhe foram anteriormente vedados por expressa determinação da Justiça, situação que revela a inutilidade das medidas cautelares impostas, bem como a própria ineficácia da prisão domiciliar, haja vista que Oswaldo Eustáquio Fillho, ao invés de permanecer no interior da sua residência cumprindo o que lhe fora determinado, continuou circulando livremente além do limite permitido”, escreveu o ministro.

Moraes afirmou que, diante dessa conduta, “impõe-se, portanto, a decretação da prisão preventiva, haja vista que as medidas impostas não alcançaram o efeito disciplinar e pedagógico que eram esperados”.

Defesa

O advogado Ricardo Vasconcellos, um dos responsáveis pela defesa de Eustáquio, confirmou ter recebido a informação de que a prisão preventiva foi decretada. Contudo, afirmou que ainda precisa analisar o documento para identificar o teor da decisão de Moraes.

“O ministro Alexandre de Moraes realmente está perseguindo o Oswaldo Eustáquio. O que é mais grave, é que a Procuradoria-Geral da República já tem cinco pedidos desde setembro para liberá-lo e não libera. Pedidos protocolados pela própria PGR. Há uma perseguição, porque na verdade o Oswaldo denunciou o escritório da mulher dele. Acho que é uma retaliação do ministro”, falou o outro advogado do caso, Paulo Goyaz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?