Após decisão de Toffoli, juiz suspende recebimento de denúncia contra Serra
A decisão do presidente do STF barra investigações e proíbe temporariamente o uso de materiais apreendidos pela Lava Jato em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
O juiz federal Diego Paes Moreira, da Justiça de São Paulo, decidiu nesta quinta-feira (30/7) suspender a ação penal contra o senador e ex-governador José Serra (PSDB) e a filha dele, Verônica Allende Serra, por lavagem de dinheiro. A medida foi tomada após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, barrar as investigações contra o tucano.
A Justiça Federal havia aceitado a denúncia na quarta-feira (29/7). Toffoli, no entanto, suspendeu todas as investigações da Lava Jato sobre a campanha de Serra.
Moreira afirma que aceitou a denúncia antes de tomar conhecimento da decisão do STF, que foi assinada por Tofolli às 16h56.
“Ressalto que, conforme consta do Sistema PJe, a decisão de recebimento da denúncia foi proferida às 18h04, antes que este Juízo tivesse conhecimento da decisão proferida pelo E. STF”, afirma no despacho.
Serra e Verônica foram denunciados pela força-tarefa da Lava Jato em São Paulo pelo suposto recebimento indevido de valores que teriam sido pagos pela construtora Odebrecht entre 2006 e 2014, em contrapartida a benefícios nos contratos envolvendo o Rodoanel Sul.