metropoles.com

Após decisão de Moraes, Oswaldo Eustáquio tira tornozeleira eletrônica

O blogueiro bolsonarista, que foi investigado no inquérito dos atos antidemocráticos, teve as medidas cautelares revogadas pelo ministro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Oswaldo Eustáquio
1 de 1 Oswaldo Eustáquio - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, que foi investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito dos atos antidemocráticos, retirou a tornozeleira eletrônica na tarde desta sexta-feira (2/7), após decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso na Corte.

Eustáquio e Ricardo Vasconcellos, advogado de defesa, foram ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime) para que o equipamento fosse retirado.

Eles levaram uma decisão assinada pela juíza titular da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF), Leila Cury, comunicando a sentença de Moraes e pedindo a retirada da tornozeleira.

Revogação de cautelares

O ministro Alexandre de Moraes revogou nessa quinta-feira (1°/7) as medidas cautelares contra ativistas defensores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que promoveram atos antidemocráticos realizados em abril do ano passado.

A decisão tem como base o requerimento da Procuradoria-Geral da República (PGR) e beneficia diretamente Sara Fernanda Giromini, autodenominada Sara Winter, além dos ativistas Renan de Morais Souza, Érica Viana de Souza, Emerson Rui Barros dos Santos, Arthur Castro e Daniel Miguel e Oswaldo Eustáquio Filho.

O inquérito apurava o financiamento de atos antidemocráticos, realizados ao longo do ano passado, que pediam o fechamento do Congresso e do STF, além de um “novo AI-5” – ato da ditadura militar que deu ao presidente da República o direito de tocar os rumos do país como quisesse, sem ser questionado, inclusive judicialmente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?