metropoles.com

Antes de votação, Cunha Lima encontra Cármen Lúcia e fala “amenidades”

Presidente em exercício do Senado informou que conversa “foi amistosa e descontraída” em vários momentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Eleição dos membros da Comissão Especial que analisará processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.  Brasília – DF 25/04/2016
1 de 1 Eleição dos membros da Comissão Especial que analisará processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Brasília – DF 25/04/2016 - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

O presidente em exercício do Senado Federal, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, se encontraram, no início da tarde desta terça-feira (10/10), um dia antes da Corte começar a votar se é necessário ou não submeter ao Congresso decisão sobre afastamento de parlamentar. O veredicto do STF afetará diretamente o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que está afastado do mandado depois de parecer da 1ª Turma do STF.

Apesar da data importante, Cunha Lima garantiu que a conversa entre ele e Cármen Lúcia foi pautada pela cordialidade e que a votação quase não foi comentada. “A visita teve o intuito de sinalizar esse ambiente de respeito recíproco. A conversa foi muito mais de amenidades do que em relação ao julgamento de amanhã (11). Apenas ela confirmou que a sessão será a partir das 9h, para tentar concluir ainda nesta quarta”, disse o senador.

A conversa foi amistosa e descontraída em vários momentos

Cunha Lima, sobre encontro com Cármen Lúcia

Ação
A ação a ser apreciada pelo STF foi ajuizada pelo PP, PSC e Solidariedade. As siglas solicitam que o Congresso dê a palavra final sobre a aplicação aos parlamentares das medidas previstas nos artigos do Código Penal de números 312 (que trata de prisão preventiva) e 319 (sobre o recolhimento domiciliar noturno e outras restrições menos graves, como a proibição de manter contato com determinada pessoa ou ir a certos locais).

O entendimento firmado atingirá não apenas Aécio Neves – que está afastado e em recolhimento noturno – como outros parlamentares que venham a ser alvos de medidas judiciais. Acredita-se que o STF dará parecer favorável aos políticos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?