metropoles.com

ANJ e ANER protestam contra “censura” imposta pelo STF à Crusoé

Associações de jornais e revistas ressaltam que medida tomada pelo ministro Alexandre de Moraes é “incompatível com os valores democráticos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
alexandre de moraes senado sabaatina
1 de 1 alexandre de moraes senado sabaatina - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgaram, nesta segunda-feira (15/04/19), nota conjunta em que protestam contra a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para que a revista Crusoé retire do ar a reportagem de capa da intitulada “O amigo do amigo de meu pai”. Para ambas as associações, a medida configura-se em censura, algo “inconstitucional e incompatível com os valores democráticos”.

A decisão do ministro passou a valer nesta segunda. A reportagem trata de um suposto codinome dado ao presidente do STF, Dias Toffoli, na lista do “departamento de propinas” da Odebrecht. Segundo a Crusoé, o ministro seria o “amigo do amigo do meu pai”.

O codinome “Amigo do meu pai” já tinha sido revelado anteriormente pela Lava Jato e seria o ex-presidente da República Lula da Silva (PT), atualmente preso em Curitiba, condenado pela Lava Jato pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. “Meu pai” identificaria Emílio Odebrecht, pai de Marcelo.

Pela decisão do ministro Moraes, a Polícia Federal vai intimar os responsáveis pela publicação da reportagem “para que prestem depoimentos no prazo de 72 horas”, informou o site O Antagonista, de quem a revista é parceira.

Claro abuso
Para Alexandre de Moraes há “claro abuso no conteúdo da matéria veiculada”. A revista, em sua defesa, reforçou que a reportagem de que trata a decisão do ministro foi publicada com base em um documento que consta dos autos da Operação Lava Jato.

Confira a nota da ANER/ANJ:

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?