Amazonense Beto Simonetti é eleito presidente nacional da OAB até 2025
Representante do Amazonas no conselho federal da instituição recebeu 77 dos 80 votos válidos. Posse será nesta terça (1º/2)
atualizado
Compartilhar notícia
O amazonense Beto Simonetti foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na noite desta segunda-feira (31/1). O advogado presidirá a instituição por um triênio, até 2025.
Simonetti recebeu 77 dos 80 votos válidos, com dois brancos e um nulo. A eleição foi feita na sede nacional da ordem, em Brasília. A posse será nesta terça (1º/2), às 9h.
O advogado foi o único candidato para substituir Felipe Santa Cruz depois de conquistar o apoio de 26 seccionais da Ordem.
O novo presidente ocupava o posto de conselheiro federal da OAB pelo estado do Amazonas. Esteve em diferentes cargos dentro da instituição desde 2010, como a coordenação do exame da Ordem e as comissões e procuradorias do conselho federal da organização, além da ouvidoria e da comissão eleitoral nacional.
Como prioridades da gestão, Simonetti defendeu a dignidade da carreira: “Precisamos dar condições dignas de trabalho, desde os advogados do sertão e dos brejos aos advogados das modernas avenidas dos grandes centros. Que os advogados mais humildes tenham a mesma condição de trabalho dos que estão na Faria Lima, na Barra e no Lago Sul”.
Quatro conselheiros também foram eleitos para a diretoria nacional da OAB. É a primeira vez que duas mulheres farão parte do quadro.
São eles: o vice-presidente Rafael Horn (Santa Catarina), a secretária-geral Sayury Otoni (Espírito Santo), a secretária-geral-adjunta Milena Gama (Rio Grande do Norte) e o diretor-tesoureiro Leonardo Campos (Mato Grosso).