metropoles.com

Justiça rejeita ação de Bolsonaro contra Lula por “sumiço” de móveis

Bolsonaro e Michelle entraram com ação por falas de Lula de que móveis desapareceram do Alvorada na gestão deles. Móveis foram encontrados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Lula Ema no gramado do Palácio do Alvorada - metrópoles
1 de 1 Lula Ema no gramado do Palácio do Alvorada - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Justiça do Distrito Federal rejeitou ação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da esposa dele, Michelle Bolsonaro (PL), com pedido de indenização contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por afirmações de que eles teriam sumido com mobília do Palácio da Alvorada ao deixar o governo, no fim de 2022. O processo pedia ainda retratação, o que também foi negado pela Justiça. 

Na decisão do Juizado Especial Cível do Distrito Federal, a juíza Gláucia Barbosa Rizzo da Silva,  declarou extinta a ação por questões processuais, como ilegitimidade das partes, sem analisar o mérito do pedido. A magistrada entendeu que cabe ação contra a União, não contra Lula.

“Considerando que a suposta prática do ato diz respeito a bens públicos e que esta circunstância atrela as manifestações do requerido ao exercício do cargo reconheço, de ofício, sua ilegitimidade passiva. Eventual pretensão de indenização e retratação deverá ser exercida em desfavor do Estado (União Federal)”, disse a magistrada na decisão.

Os advogados de defesa de Bolsonaro alegaram na ação que o ex-presidente e Michelle deveriam ser indenizados em R$ 20 mil por danos morais. Eles pediram que Lula fosse condenado “de modo a compensar o sofrimento e os transtornos sofridos pelos autores, punindo exemplarmente o transgressor”.

Ainda afirmaram que, se a causa fosse vencida, os advogados reverteriam a multa ao Instituto do Carinho, localizado em Ceilândia, região administrativa de Brasília.

Retratação

Bolsonaro e Michelle ainda pediram que Lula se retratasse na mesma proporção do dano que consideraram ter sido realizado por Lula: “Mediante coletiva de imprensa oficial no Palácio da Alvorada; perante o veículo de comunicação Globo News; e nos canais oficiais de comunicação do foverno federal”.

Bolsonaro alegou ter sido vítima de ataques na mídia e nas redes sociais após a declaração de que ele teria “levado tudo” ao deixar o Alvorada.

As afirmações vieram no primeiro mês de mandato do atual presidente. Em café da manhã com jornalistas, Lula reclamou de iniciar o mandato em um hotel. “Não sei se eram coisas particulares do casal, mas levaram tudo. Então, a gente está fazendo a reparação, porque aquilo é um patrimônio público”, disse o presidente na ocasião. 

Aos poucos, no entanto, os 261 itens que faltavam ao patrimônio do Alvorada foram localizados. Em 20 de março, a Secretaria de Comunicação da Presidência anunciou ter recuperado todo o mobiliário desaparecido. De acordo com a Secom, a mobília teria sido tratada com “descaso” e estava em “locais diversos”, o que demandou esforço para sua localização.

3 imagens
Móveis do Palácio da Alvorada foram localizados ao poucos
Bolsonaro foi indiciado pela PF em julho no caso das joias; CGU pediu  elementos usados como provas ao STF
1 de 3

Lula gastou mais de R$ 500 mil em móveis para o Alvorada em 2023

Ricardo Stuckert/ PR
2 de 3

Móveis do Palácio da Alvorada foram localizados ao poucos

Breno Esaki/Metrópoles
3 de 3

Bolsonaro foi indiciado pela PF em julho no caso das joias; CGU pediu elementos usados como provas ao STF

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?