metropoles.com

Justiça proíbe governo de atentar contra a dignidade de Paulo Freire

O documento diz que “o Presidente da República também já defendeu, em seu plano de governo, ‘expurgar a filosofia freiriana das escolas'”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
paulo-freire-1507655856
1 de 1 paulo-freire-1507655856 - Foto: null

A Justiça Federal do Rio de Janeiro decidiu liminarmente que a União “abstenha-se de praticar qualquer ato institucional atentatório a dignidade do professor Paulo Freire na condição de Patrono da Educação Brasileira”. O filósofo da educação, que completaria 100 anos de vida no próximo domingo (19/9), é alvo constante do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e seus seguidores.

A ação movida pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos argumentou que há “movimentos desqualificadores dos agentes do Governo Federal contra Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, com falas ofensivas e em contraposição ao pedagogo ser Patrono da Educação brasileiro”.

Segundo o documento obtido pelo Metrópoles, a necessidade da ação se deve ao fato de que “o Presidente da República já defendeu, em seu plano de governo, ‘expurgar a filosofia freiriana das escolas’ e o mentor intelectual do presidente, o ideólogo de direita Olavo de Carvalho, também ataca o legado de Freire”.

Leia:

_ 510006087236 – eproc – _ by Lourenço Flores on Scribd

A ação ainda relata que a metodologia de Paulo Freire vem sendo criticada por integrantes do governo federal, que vem “afirmando arbitrária e publicamente que irá mudar o patrono da Educação brasileira, título conferido a Paulo Freire pela Lei Federal nº 12.612/2012 sancionada pela então Presidente Dilma Rousseff e vigente até os dias atuais”, diz outro trecho do documento.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?