metropoles.com

Justiça do Paraná proíbe Funai de entregar itens para indígenas

A decisão do TRF4 determinou que a Funai suspenda a entrega de lonas, madeiramento, ferramentas e outros materiais para o povo Avá-Guarani

atualizado

Compartilhar notícia

Brasília (DF), 23/07/2019 Sede Funai Brasília Foto: Raimundo S
1 de 1 Brasília (DF), 23/07/2019 Sede Funai Brasília Foto: Raimundo S - Foto: null

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou, na última terça-feira (23/7), que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) suspenda a entrega de itens para o Avá-Guarani, que está em processo de retomada dos territórios nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, no Paraná.

Segundo a decisão do juiz federal João Paulo Nery dos Passos Martins, a Funai solicitou apoio da Polícia Federal (PF) para a entrega de kits de suprimentos, como alimentos, água, itens de higiene e lonas.

O juiz enfatizou que a Funai, como órgão governamental, deveria atuar na desocupação das comunidades indígenas, como uma forma de prevenir a retirada forçada e conflitos dentro dos territórios reivindicados por eles.

“Está evidente que o fornecimento ou a mera entrega de materiais que possam ser utilizados na construção de abrigos vai contra o propósito de desocupação do imóvel, malferindo a ordem judicial determinada nos autos”, diz trecho da decisão.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) acusa o juiz federal de defender os interesses dos ruralistas da região e destaca que o acesso à água e alimentos, bem como o acesso à moradia, são direitos humanos básicos, invioláveis.

“A posição do juiz está vinculada à outras investidas dos ruralistas dentro do Estado brasileiro para perseguir os povos indígenas, destruir direitos, exterminar os povos originários e ampliar a colonização sobre os territórios e os bens da natureza que protegemos”, alega a Apib.

A Funai informou ao Metrópoles que irá recorrer da decisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?