metropoles.com

Justiça proíbe Ciro Gomes de divulgar ofensas contra senadora

Ciro Gomes chegou a chamar Janaína Farias (PT-CE) de “assessora para assuntos de cama”. Ela é suplente do ministro da Educação no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles; Jefferson Rudy/Agência Senado
O ex-ministro Ciro Gomes e a senadora Janaína Farias, do PT - Metrópoles
1 de 1 O ex-ministro Ciro Gomes e a senadora Janaína Farias, do PT - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles; Jefferson Rudy/Agência Senado

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDF) proibiu, nessa quinta-feira (16/5), Ciro Gomes (PDT) de divulgar ofensas contra a senadora Janaína Farias (PT-CE), sob pena de multa de R$ 30 mil por episódio. A decisão é da 12ª Vara Cível de Brasília.

O ex-governador do Ceará desferiu diversas ofensas contra a senadora Janaína Farias. Ela assumiu o mandato em 2 de abril deste ano, depois que Augusta Brito (PT-CE) pediu licença de 120 dias. A parlamentar é segunda suplente do ministro da Educação, Camilo Santana, no Senado Federal.

Em 4 de abril, em um evento de filiação de novas lideranças do PDT de Fortaleza, Ciro Gomes chamou Janaína de “assessora para assuntos de cama” do ministro da Educação. “Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana para o Senado da República? Onde é que nós estamos?”, questionou o ex-governador do Ceará.

As ofensas contra a parlamentar não pararam por aí. Em 24 de abril, Ciro Gomes chamou Janaína Farias de “assessora para assuntos de alcova” e “cortesã”, durante entrevista ao Jornal Jangadeiro, da TV Jangadeiro Band News FM.

“As falas da parte ré [Ciro Gomes] são passíveis de reparação no âmbito cível, dada a presença de todos os pressupostos da responsabilidade civil, além de constituírem objeto de investigação própria na seara criminal. Discorre quanto à violação aos direitos da personalidade e nega que os comentários representem apenas opinião política ou que estejam inseridos nos limites da liberdade de manifestação, expressão e pensamento”, diz trecho da decisão da juíza Patrícia Vasques Coelho.

Investigação

O Ministério Público do Ceará (MPCE) denunciou o ex-governador do Ceará por violência política de gênero contra a senadora Janaína Farias em decorrência das ofensas contra ela. O parecer foi encaminhado pela procuradora Sandra Viana Pinheiro à Justiça Eleitoral no começo de maio.

A promotora ressaltou que Ciro Gomes agiu de forma intencional para “constranger e humilhar” Janaína Farias, “menosprezando-a por sua condição de mulher, com o indiscutível propósito de dificultar o desempenho de seu mandato”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?