metropoles.com

Justiça Militar manda ao STF ação contra coronéis por “carta do golpe”

A investigação trata de 4 coronéis do Exército suspeitos de escreverem carta que pressionava general Freire Gomes a aderir a um golpe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
imagem colorida do STF
1 de 1 imagem colorida do STF - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

A Justiça Militar enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) investigação sobre quatro coronéis do Exército suspeitos de escreverem carta que pressionava o então comandante do Exército, general Freire Gomes, a aderir a um plano de golpe de Estado depois da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022.

Na decisão, o juiz substituto Alexandre Augusto Quintas declarou incompetência da Justiça Militar em relação aos fatos investigados e declinou a competência em favor do STF. Assim, mandou remeter cópia integral dos autos à Primeira Turma do STF.

Trata-se de investigação sobre a “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro”, supostamente usada para pressionar o então comandante do Exército, general Freire Gomes, a aderir à tentativa de golpe de Estado.

De acordo com as investigações, por ordem do Comandante Geral do Exército, general Tomás Paiva, quatro oficiais que escreveram o documento passaram a responder a um Inquérito Policial Militar (IPM), pois foi detectada a possibilidade de “indícios de crime”.

Dos quatro que redigiram o documento, dois são coronéis da ativa: Alexandre Castilho Bitencourt da Silva e Anderson Lima de Moura. E dois estão na reserva: Carlos Giovani Delevati Pasini e José Otávio Machado Rezo Cardoso. Eles negam intenções golpistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?