Justiça manda União proteger rios das manchas de óleo em Sergipe
Ministério Público fez o pedido por entender que medidas adotadas pelo governo não são suficientes para conter o estrago ambiental
atualizado
Compartilhar notícia
A Justiça Federal de Sergipe determinou neste sábado (12/10/2019) que a União e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) protejam os rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza Barris e Real de manchas de óleo registradas do litoral dos nove estados do Nordeste brasileiro. A informação é do jornal O Globo.
A decisão do juiz Fábio Cordeiro de Lima deu até 48 horas para que as medidas de proteção aos cinco rios sejam adotadas, sob pena de multa de R$ 1 milhão. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF-SE), que entende serem insuficientes as medidas adotadas atualmente pelo governo para conter os danos ambientais.
De acordo com o monitoramento feito pelo Ibama, cujo boletim mais recente foi divulgado nessa sexta-feira (11/10/2019), foram atingidas 156 localidades em 71 cidades dos nove estados do Nordeste brasileiro. Em Sergipe, houve registro da substância em todas as 17 praias, segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano.
Ainda não se sabe o que causou o derramamento de petróleo, mas o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que o material pode ser originário de um país que está “no radar” do governo. O chefe do Executivo não quis divulgar o nome, mas afirmou que acredita se tratar de uma ação criminosa.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, adiantou que o óleo é compatível com a produção venezuelana.