metropoles.com

Justiça libera transfusão de sangue em filho de testemunhas de Jeová

Contra a vontade dos pais, o juiz decidiu liberar o procedimento que salvaria a vida do recém-nascido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
imagem colorida de bolsa de sangue
1 de 1 imagem colorida de bolsa de sangue - Foto: iStock

A Justiça de São Paulo liberou, nesta quarta-feira (25/4), a transfusão de sangue em um filho de testemunhas de Jeová, contra a vontade dos pais. O recém-nascido estava com problemas de coagulação, sangramento digestivo e anemia. Segundo os médicos, o paciente corria risco de morte caso não passasse pelo procedimento a tempo.

Apesar dos riscos, a mãe da criança tinha assinado um documento confirmando que não autorizava o procedimento, no qual afirmava que os pais foram informados do quadro clínico e dos riscos de morte. Mas, “mesmo assim, sabendo de todos os riscos e gravidade, não autorizo as transfusões”, escreveu a mãe, segundo informações da Veja São Paulo.

Para as testemunhas de Jeová, a transfusão de sangue, dentre outros procedimentos, é proibida. Segundo a religião, esse processo fere orientações bíblicas.

O bebê estava internado há 11 dias na Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto, a 450 quilometros da capital, e, diante da proibição dos pais, o centro médico entrou com um processo na Tribunal de Justiça de São Paulo, requisitando tutela antecipada. Alegaram que o menor poderia morrer se a transfusão não fosse feita a tempo e o pedido foi encaminhado com urgência na segunda-feira (23/4).

O resultado saiu na quarta e, no mesmo dia, o bebê passou pelo tratamento. Segundo os médicos, ele se encontra com estado de saúde estável. Para o juiz, o risco de morte justifica a ação. Ele comentou sobre a dicotomia entre o direito a crença e culto religioso e o direito à vida. Sua decisão foi tomada “dada a ordem de grandeza que envolve um e outro direito”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?