metropoles.com

Justiça francesa absolve Air France e Airbus por acidente que matou 228 no voo Rio-Paris

Avião que saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris caiu em 1º de junho de 2009. Tribunal diz que não é possível estipular causalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Massimo Insabato/Archivio Massimo Insabato/Mondadori Portfolio via Getty Images
aeronavecom logo onde se lê airfrance em pátio
1 de 1 aeronavecom logo onde se lê airfrance em pátio - Foto: Massimo Insabato/Archivio Massimo Insabato/Mondadori Portfolio via Getty Images

A Justiça francesa absolveu a Air France e a Airbus no julgamento sobre a queda do voo 447, que saiu do Rio de Janeiro para a França e caiu no meio do Oceano Atlântico, em 2009, deixando 228 mortos. A decisão é desta segunda-feira (17/4).

O tribunal considerou que, apesar de as empresas cometerem falhas, não foi possível demonstrar relação de causalidade com o acidente. Esse foi o mesmo entendimento do Ministério Público francês, em dezembro de 2022.

No acidente, 228 pessoas morreram: eram 216 passageiros e 12 tripulantes. Essa foi a ocorrência que mais causou mortes na história da aviação francesa.

As caixas-pretas confirmaram que o acidente aconteceu em decorrência do congelamento das sondas de velocidade quando o avião estava em voo de cruzeiro numa zona com condições meteorológicas diversas. O problema fez com que os aparelhos relatassem informações de altitude de forma incorreta, o que levou os pilotos a perderem o controle da aeronave.

Investigações relataram que danos parecidos nas sondas aconteceram antes do acidente, o que levantou questionamentos sobre o papel das empresas no ocorrido.

3 imagens
De acordo com as autoridades, 58 brasileiros estavam no voo e morreram no acidente
As empresas foram absolvidas pela Justiça francesa
1 de 3

Com destino a Paris, o voo 447 da Air France, que saiu do Rio de Janeiro, caiu no oceano Atlântico, a cerca de 600 km de Fernando de Noronha, em 2009. O avião apresentou problemas nas indicações de velocidade. As buscas pelos destroços do avião e dos 228 corpos envolvidos na tragédia duraram semanas

Divulgação/Aeronáutica
2 de 3

De acordo com as autoridades, 58 brasileiros estavam no voo e morreram no acidente

Divulgação/FAB
3 de 3

As empresas foram absolvidas pela Justiça francesa

Reprodução

Entenda

Na madrugada de 1º de junho de 2009, o avião AF447 caiu no Oceano Atlântico, quase quatro horas após decolar do Rio de Janeiro. Todas as 228 pessoas que estavam a bordo morreram – entre passageiros e tripulantes. Dessas, 58 vítimas eram brasileiras.

As duas empresas negam qualquer falha. Embora os juízes de instrução tenham arquivado o caso em 2019, os familiares das vítimas e os sindicatos dos pilotos recorreram e, em maio de 2021, os tribunais enviaram as duas empresas a julgamento por homicídio doloso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?