metropoles.com

Justiça Federal nega liminar para afastar presidente do Inep

O juiz Marcelo Rebello Pinheiro, da 16ª Vara Federal de Brasília, entendeu que não há provas suficientes para afastar Danilo Dupas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
INEP
Danilo Dupas
1 de 1 Danilo Dupas - Foto: INEP

O juiz Marcelo Rebello Pinheiro, da 16ª Vara Federal de Brasília, negou liminar que pedia o afastamento do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas.

O magistrado entendeu que o afastamento de Dupas seria medida “excessivamente gravosa”. Pinheiro também entendeu que há provas suficientes para determinar a ordem.

A decisão ocorreu durante análise de ação civil pública ajuizada por entidades ligadas à educação, que pedia o “afastamento imediato” de Dupas.

Confira a decisão:

Decisão da Justiça Federal sobre afastamento do presidente do Inep by Metropoles on Scribd

A ação foi impetrada nessa quarta-feira (17/11) na Justiça Federal no Distrito Federal. A petição é assinada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pela Educafro e pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE).

“A crise sem precedentes que atravessa o Inep, de responsabilidade direta dos dirigentes dos entes públicos demandados, a saber, o presidente da República, o ministro da Educação e o presidente do Inep, tende a afetar igualmente os processos que se desenvolvem após a aplicação do Enem, como a correção das provas e a divulgação das notas”, afirmam as entidades.

Ubes, Educafro e CNDE também pedem o suprimento imediato do cargo de diretor de tecnologia do Inep, a proibição de se imprimir a prova para entrega a outras pessoas e informações sobre a retirada de 24 questões da primeira versão do Enem 2021.

Demissões

Nas últimas semanas, 37 servidores pediram exoneração dos cargos no Inep, em meio a denúncias de assédio moral para suprimir questões consideradas “sensíveis” pelo governo de Jair Bolsonaro, do exame.

O Inep é responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos próximos dias 21 e 28 de novembro

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?