metropoles.com

Justiça Federal acata pedido e prorroga contratos de médicos cubanos

Decisão da Justiça Federal permitiu a renovação do contrato de 1,7 mil médicos cubanos com o programa Mais Médicos, do governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Mais médicos - Metrópoles
1 de 1 Mais médicos - Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Justiça Federal acatou nessa sexta-feira (27/1) um pedido da Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições de Educação Superior Estrangeiras e dos Profissionais Médicos Intercambistas do Projeto Mais Médicos para o Brasil (Aspromed) e prorrogou o contrato de médicos cubanos com o governo federal.

A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região permitiu a renovação do contrato de 1,7 mil médicos intercambistas com o programa Mais Médicos.

Esses profissionais tiveram o acordo interrompido unilateralmente pelo governo federal em 2018. O grupo foi o único que não teve a renovação do período de trabalho. Agora, a determinação da Justiça permite a prorrogação por mais um ano.

Crise Yanomami

O desembargador do TRF-1, Carlos Augusto Pires Brandão, estipulou ainda um um prazo de 10 dias para que o Ministério da Saúde apresentar um plano de reincorporação desse médicos cubanos, tendo em vista a crise sanitária do povo Yanomami.

“O programa Mais Médicos para o Brasil permite implementar ações de saúde pública de combate à crise sanitária que se firmou na região do povo indígena Yanomami. Há estado de emergência de saúde pública declarado, decretado por intermédio do Ministério da Saúde”, diz a decisão.

O coordenador jurídico da Aspromed, Humberto Jorge Leitão de Brito, também avalia a importância da determinação judicial para enfrentar a crise de saúde indígena no Brasil.

“A decisão do desembargador Brandão, além de considerar os aspectos jurídicos da necessidade de renovação do contrato desses médicos e corrigir uma injustiça que vinha sendo cometida, ainda observa o caráter humanitário do projeto”, afirma o coordenador Jurídico, da Aspromed, Humberto Jorge Leitão de Brito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?