metropoles.com

Justiça decreta prisão preventiva de homem que pôs fogo no Borba Gato

Foi determinada prisão preventiva de 3 suspeitos de estarem envolvidos no incêndio à estátua do Borba Gato, na zona sul de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Estátua Borba Gato em chamas
1 de 1 Estátua Borba Gato em chamas - Foto: Reprodução/Twitter

São Paulo – A Justiça determinou, nesta sexta-feira (6/8), a prisão preventiva de três envolvidos no incêndio à estátua do Borba Gato, na zona sul de São Paulo.

Foi decretada a prisão preventiva do entregador de aplicativo e ativista Paulo Roberto da Silva Lima, o Paulo Galo; de Danilo Silva Oliveira, o Biu; e do motorista Thiago Vieira Zem.

A prisão preventiva foi determinada pelo Departamento de Inquéritos Policiais do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), em decisão sigilosa, um dia após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter concedido liberdade a Paulo Galo. A informação foi confirmada ao Metrópoles por advogados que atuam no caso.

O ministro Ribeiro Dantas, do STJ, concedeu o habeas corpus a Galo por volta do meio-dia de quinta-feira (5/8). Entretanto, a Justiça de São Paulo não concedeu a liberdade para o ativista, e nesta sexta, determinou a prisão preventiva, que pode durar por prazo indeterminado, desde que justificada a cada 90 dias.

Paulo Galo está preso desde 28 de julho no 2º Distrito Policial (Bom Retiro), após ter confessado participação no ato que incendiou a estátua do Borba Gato, em Santo Amaro, em 24 de julho. O grupo Revolução Periférica, do qual ele faz parte, assumiu a autoria do protesto. Já Zem está preso desde 25 de julho.

Galo disse que o objetivo do incêndio a estátua foi “abrir o debate”. “Para aqueles que dizem que a gente precisa ir por meios democráticos, o objetivo do ato foi abrir o debate. Agora, as pessoas decidem se elas querem uma estátua de 13 metros de altura de um genocida e abusador de mulheres”, disse em nota no dia da prisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?