metropoles.com

Governo e mineradoras testarão em cidade projeto contra “novo cangaço”

Governo e representantes do setor de mineração vão escolher uma cidade que receberá treinamento especial de segurança. Veja candidatas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/ Esp. Metrópoles
Foto colorida de mina de extração de ouro em Paracatu, Minas Gerais - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mina de extração de ouro em Paracatu, Minas Gerais - Metrópoles - Foto: André Borges/ Esp. Metrópoles

Representantes do governo federal e de mineradoras se reúnem na próxima semana para definir a primeira cidade a receber um projeto piloto de treinamento em segurança pública para municípios que possuem extração de minério.

O objetivo é combater grupos criminosos do chamado “novo cangaço” e impedir que “toquem o terror” na cidade enquanto assaltam a mineradora.

Esse treinamento para cidades com mineradoras é previsto no termo de colaboração entre o Ministério da Justiça e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), assinado em 5 de janeiro pelo então ministro interino, Ricardo Cappelli, e pelo vice-presidente do Ibram, o general Fernando Azevedo.

No começo de fevereiro, o Ibram sugeriu as seguintes cidades com mineradoras para o início do projeto de segurança: Paracatu (MG); Crixás (GO) e Jacobina (BA).

Também é previsto um quarto município na Bahia. O nome da cidade baiana será escolhido em acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão que compõe o Ministério da Justiça.

Uma dessas cidades será escolhida para o projeto piloto: a decisão acontece na reunião entre governo e Ibram. O encontro estava marcado para essa terça-feira (20/2), mas foi adiado para a próxima semana.

Cidades com mineradoras

Paracatu, na região noroeste de Minas Gerais, possui a maior mina de ouro do mundo a céu aberto (foto em destaque). A mineração é realizada pela empresa canadense Kinross Brasil Mineração, que integra o grupo canadense Kinross Rolg Corporation.

Em Goiás, a empresa AngloGold Ashanti Brasil extrai ouro do município de Crixás desde 1989. Já em Jacobina, na Bahia, a canadense Pan American Silver opera em cinco minas de ouro subterrâneas.

O foco do acordo de cooperação com o governo federal são as mineradoras que extraem alto valor em volume menor, como é o caso do ouro.

Entre 2010 e 2019 foram registradas 11 ações de roubos contra empresas de ouro e pedras preciosas, segundo o Ibram.

Sigilo

Detalhes do acordo de cooperação, como a íntegra do plano de trabalho, não foram divulgados e são considerados sigilosos por ter informações sensíveis de segurança pública.

O acordo não autoriza repasses financeiros, mas prevê a criação de planos de segurança para as cidades selecionadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?