metropoles.com

Justiça do RJ cria protocolo de amparo a vítimas de feminicídio

Iniciativa tem por objetivo acelerar o acesso à Justiça pelas mulheres sobreviventes e eventuais familiares em situação de vulnerabilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
mulher assassinada
1 de 1 mulher assassinada - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) assinou nesta terça-feira (21/8) o Protocolo Violeta/Laranja-Feminicídio. A iniciativa visa acelerar o acesso à Justiça por mulheres sobreviventes – e eventuais familiares – em situação de extrema vulnerabilidade e em risco grave de morte ou de lesão à integridade física.

A proposta do documento é assegurar a concessão de medidas protetivas de urgência em espaço de tempo adequado nos crimes de feminicídio, reduzindo o período entre o registro do fato e a decisão judicial que as concede.

O protocolo foi elaborado pelo grupo de trabalho GT-Feminicídio, com a colaboração das quatro varas criminais da capital com competência de tribunal do júri; do 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital; e do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência de Gênero da Defensoria Pública (Nudem).

Titular da 2ª Vara Criminal da Capital, a juíza Elizabeth Machado Louro comemorou a formalização do protocolo. Para ela, a ação ajudará no momento em que as vítimas prestarem depoimento em juízo. Além disso, na avaliação da magistrada, o protocolo veio em boa hora, na medida em que constitui importante ferramenta para tentar erradicar a violência doméstica.

“A atuação da equipe multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher é muito importante para as vítimas e testemunhas, como familiares, vizinhos e amigos que chegam vulneráveis por todo o trauma sofrido ou vivenciado”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?