metropoles.com

Justiça do Rio decide afastar Flordelis do cargo de deputada federal

Determinação ainda será submetida à Câmara dos Deputados. Afastamento tem o prazo máximo de um ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Flordelis notificada pela corregedoria da Camara dos Deputados
1 de 1 Flordelis notificada pela corregedoria da Camara dos Deputados - Foto: null

Rio de Janeiro – A 2a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu, por unanimidade, afastar a deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD-RJ) de qualquer função pública, até o julgamento do processo ou pelo prazo máximo de um ano. A determinação ainda será submetida ao plenário da Câmara dos Deputados, que vai deliberar sobre a manutenção do afastamento.

Também nesta terça-feira (23/2), o Conselho de Ética da Casa instaurou procedimento para avaliar a conduta da deputada, acusada de ser a mandante do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo.

“São 50 anos que convivo nessa Casa de conflitos e há muito tempo não vejo uma situação tão complexa, estranha e que causa tanta surpresa. Lidamos com homicídio, improbidade administrativa, vários desvios, mas há uma gama de circunstâncias estranhas, sobre as quais não vou tecer comentários”, afirmou o relator do processo na 2ª Câmara Criminal, desembargador Celso Ferreira Filho, que votou a favor do afastamento.

Os desembargadores decidiram pelo afastamento em razão do processo na 3ª Vara Criminal de Niterói, Região Metropolitana do Rio, que investiga a acusação de que a parlamentar teria mandado matar o marido.

O advogado Ângelo Máximo, que representa a família do pastor, também defendeu o afastamento de Flordelis, sob alegação de que deputada atrapalhou as investigações do caso.

“Fica claro o uso do cargo, o uso da máquina, da função pública para se esquivar da responsabilidade de ser mandante do crime”, disse Ângelo Máximo.

O julgamento ocorreu no começo da tarde desta terça-feira, por videoconferência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?