metropoles.com

Justiça do EUA determina retorno de esmeralda de US$ 1 bi ao Brasil

Pedra preciosa foi extraída ilegalmente de Pindobaçu, no norte da Bahia, e pesa aproximadamente 380 kg

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/AGU
Foto colorida da Esmeralda Bahia - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da Esmeralda Bahia - Metrópoles - Foto: Reprodução/AGU

A Justiça dos Estados Unidos formalizou o retorno da Esmeralda Bahia ao Brasil. A pedra foi encontrada em 2001 em Pindobaçu, no norte da Bahia, e enviada para fora do país de forma ilegal.

No ano passado, a Justiça norte-americana acatou um pedido de repatriação da pedra feito pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). A pedra deverá ser incorporada ao acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

A sentença foi proferida pelo juiz Reggie Walton, da Corte Distrital de Columbia, que concordou com a posição das autoridades brasileiras de que a pedra preciosa foi extraída e exportada de forma ilícita, conforme sentença do TRF3.

O caso tem sido acompanhado pela Advocacia-Geral da União (AGU). “Esta é uma vitória importantíssima para o Estado brasileiro, fruto de trabalho conjunto de cooperação da AGU com o MPF e o Ministério da Justiça”, disse o advogado-geral da União, Jorge Messias, após a Justiça dos EUA acatar a repatriação. “Mais do que um bem patrimonial, a Esmeralda Bahia é um bem cultural brasileiro, que será incorporado ao nosso Museu Nacional no Rio de Janeiro.”

Relembre o caso

A Esmeralda Bahia tem valor de mercado estimado em até US$ 1 bilhão e pesa 380 kg. Depois de ser extraída no norte do estado baiano, a pedra foi enviada aos Estados Unidos com o uso de documentos falsificados.

Em 2017, a Justiça Federal em Campinas (SP) condenou dois acusados de enviar ilegalmente a esmeralda para os Estados Unidos. A condenação aconteceu em uma ação penal.

Com isso, a Justiça do Brasil determinou a expedição de mandado de busca e apreensão da pedra. Sendo assim, a AGU entrou no caso e atuou junto ao Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública para repatriação da Esmeralda Bahia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?