metropoles.com

Justiça determina retorno do livro O Menino Marrom às escolas de MG

O livro era usado para atividades pedagógicas e foi suspenso por trechos “extremamente agressivos”. Cabe recurso da decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida da capa do livro "O Menino Marrom" - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da capa do livro "O Menino Marrom" - Metrópoles - Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou nessa quinta-feira (28/6) a reintegração do livro O Menino Marrom, de Ziraldo, para uso em trabalhos pedagógicos. A obra havia sido suspensa pela Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais.

O juiz Espagner Wallysen Vaz Leite determinou o cancelamento da suspensão temporária das atividades pedagógicas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A decisão ainda cabe recurso.

“A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e deste Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais é firme no sentido de proibição da censura prévia”, informa na decisão.

A obra “O Menino Marrom”, de Ziraldo, que é distribuída em kits para alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de educação em Minas Gerais, foi suspenso com a justificativa de que haviam trechos “extremamente agressivos”. A decisão foi contestada por professores, pais e alunos.

Trechos polêmicos no livro

Para alguns familiares, trechos como “Temos que fazer o pacto de sangue”, onde um personagem pega uma faca para furar os pulsos, no livro, podem influenciar as crianças a cometerem atos prejudiciais. No desfecho, eles decidem usar tinta em vez de se cortar.

A prefeitura afirmou em suas redes sociais que o livro de Ziraldo é um recurso educacional valioso, pois estimula discussões significativas sobre respeito às diferenças e igualdade. Além disso, lamentaram as interpretações dúbias que surgiram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?