metropoles.com

Justiça determina instalação de câmeras nas fardas de PMs em Anápolis

Conforme a decisão, o município tem o quarto maior índice de mortes em intervenções policiais em Goiás e será usado como “projeto-piloto”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
PM de Goiás
1 de 1 PM de Goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – A Justiça determinou que Goiás instale câmeras em fardas e viaturas da Polícia Militar (PM), em um projeto-piloto, na cidade de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana. A decisão é da juíza Mônice de Souza Balian Zaccariotti, que acatou uma demanda do Ministério Público de Goiás (MPGO).

Conforme a decisão, foi estabelecido prazo de 90 dias para o governo estadual elaborar um plano para a redução da letalidade policial, sendo que a execução deve ocorrer em seis meses.

Equipamentos

Em relação aos equipamentos de gravação, eles deverão estar em todas as viaturas e fardamentos da 31ª Companhia Independente da Polícia Militar e do Comando de Policiamento Especializado do município. Além disso, a cada seis meses o estado dará publicidade sobre os resultados do projeto-piloto. Contudo, caberá ao MPGO as despesas. Trata-se de uma sugestão dos próprios promotores, ainda na fase pré-processual.

A Procuradoria-Geral do estado de Goiás ainda não foi intimada da decisão proferida na Ação Civil Pública nº 5518942-25.2022.8.09.0006, mas assim que comunicada deve apresentar o recurso cabível.

Mortes

Anápolis possui o quarto maior índice de mortes decorrentes de intervenções policiais do estado, ficando atrás apenas de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Luziânia. De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no ano passado com dados de 2021, Goiás tem a terceira maior letalidade policial do País.

Representantes de oito promotorias com atribuições de controle externo da atividade policial assinaram o documento, que aponta 66 mortes por PMs em Anápolis nos últimos três anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?