metropoles.com

Justiça derruba liminar e determina volta às aulas presenciais no Rio

Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acolhe pedido da prefeitura. Escolas devem reabrir a partir desta quarta-feira (7/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Eduardo Paes, prefeito do Rio
1 de 1 Eduardo Paes, prefeito do Rio - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Rio de Janeiro – Na manhã desta terça-feira (6/4), o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira acolheu o recurso da Prefeitura do Rio de Janeiro e determinou o retorno das aulas presenciais no município para esta quarta-feira (7/4).

A volta às salas de aula para escolas públicas e particulares havia sido suspensa na noite do último domingo (4/4), pelo Plantão Judiciário, quando o juiz Roberto Câmara Lace Brandão concedeu uma liminar em resposta a uma ação protocolada por vereadores e deputados estaduais do Psol.

Na decisão desta terça-feira, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira pontuou que “todas as escolas seguem o sistema de rodízio (…), mantendo distanciamento e os devidos cuidados pertinentes, também continuando com aulas através da via remota”.

Na noite de última segunda-feira (5/4), a juíza Georgia Vasconcellos da Cruz, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública, manteve a liminar concedida pelo plantonista, impedindo o retorno às aulas presencias nas escolas da capital do estado. Na decisão, a magistrada frisa que a Prefeitura do Rio “vem agindo de forma absolutamente consciente, responsável e atenta com o ensino escolar”, mas pondera sobre “a impossibilidade de cumprimento por muitas escolas dos rígidos e corretos protocolos de saúde exigidos”.

Durante o feriado da Semana Santa, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), prorrogou as medidas restritivas no município até a próxima quinta-feira (8/4), mas permitiu a reabertura de escolas e creches nesta segunda-feira (5/4), de forma administrativa. As aulas presenciais deveriam ser ministradas a partir desta terça-feira (6/4) em colégios que já estavam funcionando antes da “pausa emergencial”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?