metropoles.com

Justiça demoraria mais de 2 anos para zerar todos os processos

O relatório Justiça em números 2024 consolidada informações dos 91 órgãos do Poder Judiciário espalhados pelo Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Novos integrantes do Supremo Tribunal de Justiça tomam posse. A advogada Daniela Teixeira e os desembargadores Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos foram aprovados no Senado 2
1 de 1 Novos integrantes do Supremo Tribunal de Justiça tomam posse. A advogada Daniela Teixeira e os desembargadores Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos foram aprovados no Senado 2 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Justiça brasileira precisaria de 2 anos e 5 meses para julgar o estoque de processos pendentes de decisão. A estimativa considera que esse cenário ocorreria se nenhuma nova ação fosse impetrada no período.

A informação consta no relatório divulgado pelo CNJ, na manhã desta terça-feira (28/5). O relatório “Justiça em números 2024” apresenta informações extraídas do Banco Nacional de Dados do Poder Judiciário, em que são consolidados dados dos 91 órgãos do Poder Judiciário espalhados pelo Brasil.

Na Justiça Estadual, o resultado é de 2 anos e 7 meses, enquanto na Justiça Federal o tempo necessário é de 2 anos e 10 meses. Na Justiça do Trabalho, é de 1 ano e 4 meses; na Justiça Militar Estadual, de 1 ano e 1 mês; e nos Tribunais Superiores, de 1 ano e 2 meses.

Os órgãos que apresentaram maior tempo necessário para o findar o acervo foram o Tribunal Regional Federal da 3ª Região , com 4 anos e 10 meses, e o Tribunal de Justiça de São Paulo, com 3 anos e 7 meses – os únicos acima de três anos e meio.

Em 2023, foram julgados 33,2 milhões de processos, com aumento de 3,4 milhões de casos (11,3%) em relação a 2022. O período foi finalizado com 83,8 milhões de processos pendentes aguardando alguma solução definitiva.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?