metropoles.com

Justiça de SP suspende decreto de Doria que limitava venda de bebidas

Tribunal atende a pedido de associação de bares, que alegou não haver conexão entre o consumo de álcool e a disseminação de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ROBERTO GARDINALLI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Bares lotados em Campinas, São Paulo
1 de 1 Bares lotados em Campinas, São Paulo - Foto: ROBERTO GARDINALLI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo sustou parte de decreto do governador João Doria (PSDB) que proibia a venda de bebidas alcoólicas após as 20h no estado de São Paulo. A decisão é do desembargador Renato Sartorelli e é provisória, acatando a pedido da seção paulista da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Segundo a associação, não existem estudos que comprovem a relação entre o consumo de bebida alcoólicas e uma maior disseminação do novo coronavírus. A Abrasel também disse que o governo estadual não demonstrou explicitamente outros motivos para sustentar o decreto que, segundo os comerciantes, “prejudica a livre iniciativa e a livre concorrência”.

Em nota para a imprensa, o governo de São Paulo lamentou a decisão. “A recomendação de suspender a venda de bebidas alcoólicas após as 20h foi adotada após médicos do Centro de Contingência do coronavírus identificarem que os adultos jovens, com idade entre 30 e 50 anos, são atualmente a maior demanda por leitos hospitalares de coronavírus”, diz o documento.

“Os jovens com idade entre 20 e 39 anos representam 40% dos novos casos confirmados. Desta forma, é possível evitar aglomerações durante o lazer noturno e reduzir a contaminação desta população”, completa.

Com a decisão da Justiça, restaurantes e lojas de conveniência poderão voltar a vender bebidas até 22h, quando devem fechar as portas. Bares fecham às 20h.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?