metropoles.com

Justiça dá ao governo 72 horas para explicar demissão de Valeixo

Despacho foi publicado em resposta a ação apresentada pelo deputado federal Aliel Machado (PSB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Justiça Federal abriu prazo de 72 horas para o governo federal se explicar sobre a demissão do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, cuja saída foi o pivô da exoneração do agora ex-ministro Sergio Moro da gestão Bolsonaro. A decisão foi tomada em ação movida pelo deputado federal Aliel Machado (PSB-PR).

O juiz Francisco Ribeiro, do Distrito Federal, intimou o governo a se manifestar no caso antes dele decidir se concede ou não liminar para suspender a exoneração de Valeixo e a posterior nomeação do então diretor da Abin, Alexandre Ramagem, para a chefia da corporação.

A ação foi apresentada após o ex-ministro Sergio Moro acusar Bolsonaro de tentar interferir na autonomia da Polícia Federal para obter informações de investigações sigilosas. O caso levou à abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que irá apurar as alegações do ex-juiz da Lava Jato.

O pedido destacou também o fato do decreto de exoneração de Valeixo constar que a demissão foi “a pedido”, sendo que o diretor-geral não havia pedido para sair, segundo Moro. A presença da assinatura do ex-ministro, que negou ter assinado a exoneração, foi destacada no pedido. Um novo decreto foi editado pelo governo posteriormente, excluindo o nome de Moro e alegando que o anterior continha um “erro”.

Segundo Machado, a exoneração arbitrária de Valeixo contraria as leis do processo administrativo federal e o estatuto dos servidores.

O deputado também apresentou requerimento para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as declarações de Moro em torno de uma tentativa de interferência do presidente Jair Bolsonaro no comando e autonomia da Polícia Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?