Justiça bloqueia R$ 1 bilhão da Vale por barragem de Vargem Grande
Empresa afirma em comunicado que não foi formalmente notificada e que “adotará as medidas cabíveis no prazo legal”
atualizado
Compartilhar notícia
A Vale informou o bloqueio de recursos, por decisão da 1ª Vara Cívil da Comarca de Nova Lima, no âmbito de ação civil proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais, no valor de R$ 1 bilhão.
O objetivo é resguardar a reparação de danos causados às pessoas atingidas pela retirada da Zona de Auto Salvamento da barragem de Vargem Grande, assim como de potenciais danos às pessoas e ao meio ambiente em caso de rompimento, como explica a Vale em comunicado. A empresa ainda afirma que não foi formalmente notificada e que “adotará as medidas cabíveis no prazo legal.”
Conforme a decisão de 29 de março, a Vale também deve se abster de praticar qualquer ato tendente a construir, operar, alterar e/ou utilizar a barragem Vargem Grande, e adotar “certas medidas” para garantir a estabilidade e segurança da barragem e das outras estruturas do complexo onde está situada.
A companhia ressalta que não foi alterada a projeção de vendas de minério de ferro e pelotas que havia sido divulgada um dia antes, “tendo em vista que as operações do complexo de Vargem Grande já se encontravam paralisadas por determinação da Agência Nacional de Mineração”.