metropoles.com

Justiça bloqueia R$ 1 bi da Braskem por danos ambientais em Alagoas

Ação movida pelo governo de Alagoas pede indenização após Braskem afundar bairros para extrair sal-gema, em Maceió

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida mostra visão de bairros afundando Maceió por conta da mineração da Braskem - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra visão de bairros afundando Maceió por conta da mineração da Braskem - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Justiça de Alagoas bloqueou R$ 1,08 bilhão das contas bancárias da petroquímica Braskem em um processo movido pelo governo de Alagoas para garantir o pagamento das indenizações relativas aos danos patrimoniais causados pelo afundamento de solo em cinco bairros em Maceió para extração de sal-gema.

A decisão do juiz José Cavalcanti Manso Neto, da 16ª Vara Cível da Capital, atende a uma ação apresentada pela Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE), que tem como objetivo garantir o ressarcimento dos prejuízos causados pela mineração realizada pela companhia.

Um estudo feito pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) mostrou que a extração mineral de sal-gema, explorada pela empresa desde a década de 1970, foi responsável por rachaduras e afundamento do solo, nos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e parte do Farol. Aproximadamente 50 mil pessoas foram forçadas a deixar as suas casas devido aos fortes tremores causados pela mineração.

O juiz destacou que o governo do estado teve prejuízos significativos com o destrate ambiental. O magistrado ressaltou que investimentos em obras públicas nos bairros foram perdidos devido a desocupação dos bairros.

José Cavalcanti salientou também que o Estado deixou de arrecadar com Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em decorrência da abandono das residências.

“[Esse comércio] constituía, mediante a circulação de mercadorias e serviços de transporte, fonte de arrecadação do ICMS para o Estado de Alagoas, ou seja, a principal fonte de receita pública dos Estados”, afirmou.

Em nota, a Braskem declarou que “tomará as medidas pertinentes nos prazos legais aplicáveis e manterá o mercado informado sobre qualquer desdobramento relevante sobre o assunto”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?