Justiça autoriza perícia de “caveirões” da PRF, alvo da CPI do 8/1
Perícia solicitada pelo MPF busca observar se os “caveirões” seguem as especificações técnicas necessárias para circular
atualizado
Compartilhar notícia
A Justiça Federal autorizou a perícia de 14 veículos blindados, chamados de “caveirões”, que foram adquiridos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio de Janeiro da empresa Combat Armor. O objetivo da perícia, solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), é observar se os veículos seguem as especificações técnicas necessárias.
Para além da apuração no Rio de Janeiro, a Combat Armor é alvo da CPI do 8 de Janeiro, que apura a relação da empresa com o ex-chefe da PRF, Silvinei Vasques.
A empresa já teve quebras de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático aprovadas pela comissão, e alguns documentos sigilosos já chegaram para análise dos deputados e senadores que integram o grupo. Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) enviado à CPI mostrou movimentações financeiras atípicas nas contas da Combat.
No caso da investigação do MPF, o órgão iniciou procedimento para apurar possíveis irregularidades na compra dos “caveirões”. Informações preliminares apontaram indícios de fraude na licitação, como inconsistências na documentação.
O órgão iniciou a apuração depois que uma inspeção averiguou que diversos veículos blindados não estavam sendo usados por “suposta inadequação técnica”, informou o MPF.
A perícia, segundo decisão da última quarta-feira (23/8), deverá ser feita por um técnico da Polícia Federal, conforme decisão judicial, e o laudo precisa ser apresentado em no máximo 30 dias.