metropoles.com

Justiça autoriza perícia de “caveirões” da PRF, alvo da CPI do 8/1

Perícia solicitada pelo MPF busca observar se os “caveirões” seguem as especificações técnicas necessárias para circular

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Veículos blindados pretos, conhecidos como "caveirões"
1 de 1 Veículos blindados pretos, conhecidos como "caveirões" - Foto: Reprodução/TV Globo

A Justiça Federal autorizou a perícia de 14 veículos blindados, chamados de “caveirões”, que foram adquiridos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio de Janeiro da empresa Combat Armor. O objetivo da perícia, solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), é observar se os veículos seguem as especificações técnicas necessárias.

Para além da apuração no Rio de Janeiro, a Combat Armor é alvo da CPI do 8 de Janeiro, que apura a relação da empresa com o ex-chefe da PRF, Silvinei Vasques.

A empresa já teve quebras de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático aprovadas pela comissão, e alguns documentos sigilosos já chegaram para análise dos deputados e senadores que integram o grupo. Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) enviado à CPI mostrou movimentações financeiras atípicas nas contas da Combat.

No caso da investigação do MPF, o órgão iniciou procedimento para apurar possíveis irregularidades na compra dos “caveirões”. Informações preliminares apontaram indícios de fraude na licitação, como inconsistências na documentação.

O órgão iniciou a apuração depois que uma inspeção averiguou que diversos veículos blindados não estavam sendo usados por “suposta inadequação técnica”, informou o MPF.

A perícia, segundo decisão da última quarta-feira (23/8), deverá ser feita por um técnico da Polícia Federal, conforme decisão judicial, e o laudo precisa ser apresentado em no máximo 30 dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?