metropoles.com

Justiça autoriza homem a plantar maconha para uso medicinal em PE

O paciente tem 32 anos e sofre as consequências de um acidente que ocorreu em 2017, quando teve a mão atingida pela lâmina de uma serra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Abir Sultan/EPA
Cannabis
1 de 1 Cannabis - Foto: Abir Sultan/EPA

A Justiça Federal de Pernambuco autorizou, nessa quarta-feira (29/01/2020), o primeiro cultivo de maconha para uso medicinal no estado destinado a um adulto. O paciente tem diagnóstico de dor neuropática. De acordo com informações do site G1, é a quarta liminar concedida pela Defensoria Pública da União (DPU), que já tinha dado o direito ao cultivo a três menores de idade.

O paciente tem 32 anos e sofre as consequências de um acidente que ocorreu em 2017, quando teve a mão atingida pela lâmina de uma serra. Desde o incidente, o homem passou por diversas cirurgias e fez tratamento com medicamentos com morfina e outros componentes que, no entanto, provocaram efeitos colaterais.

Segundo o juiz substituto da 4ª Vara Federal, Augusto César Leal, “os documentos médicos constantes dos autos demonstraram a boa-fé do paciente ao buscar o Judiciário”.

Leal ainda afirma que a decisão “tem a finalidade exclusiva de cultivo da Cannabis para fins medicinais e não o seu uso recreativo ou a negociação com terceiros, bem como o cumprimento das normas legais por parte do paciente junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?