metropoles.com

Justiça autoriza aborto em criança de 10 anos estuprada pelo tio no ES

Menina era vítima de abusos há 4 anos e chora quando se toca no assunto, dizendo não querer gravidez. Caso mobilizou ministra Damares Alves

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Vítima tinha 10 anos
1 de 1 Vítima tinha 10 anos - Foto: Divulgação

A Justiça do Espírito Santo autorizou que a gravidez de uma criança de 10 anos seja interrompida. Ela foi estuprada por um tio, que está foragido. O caso, informado à polícia capixaba no último dia 8, chocou o país e mobilizou a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que prometeu ajudar a criança e sua família.

A menina morava com familiares em São Mateus, norte do Espírito Santo. Após um exame apontar a gravidez, a polícia foi acionada e a vítima relatou quatro anos de abusos e ameaças por parte do tio, caso ela contasse a alguém o que sofria.

O suspeito é um homem de 33 anos, que está sendo procurado, mas não teve a identidade divulgada.

A interrupção da gravidez foi autorizada, nessa sexta-feira (14/8), pelo juiz Antônio Moreira Fernades, da Vara da Infância e da Juventude de São Mateus.

O magistrado considerou um dos casos em que a lei brasileira permite o aborto, que é quando a gravidez é fruto de estupro (as outras são risco de vida para a mãe ou impossibilidade de sobrevivência do feto).

A vontade da menina foi levada em conta. Na decisão, segundo o jornal local A Gazeta, o juiz disse que, após atendimento à criança, assistentes sociais relataram que “só de tocar no assunto, a menina entra em profundo sofrimento, grita, chora e nega a todo instante, apenas reafirma não querer dar [prosseguimento à gestação]”.

Veja uma das postagens da ministra Damares Alves sobre o caso:

Militante anti-estupro, a ministra ainda não se manifestou sobre a decisão judicial, que atendeu a pedido do Ministério Público.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?