Justiça atende Joice e tira propaganda de Guilherme Boulos do ar em SP
Campanha de Joice reclamou da participação do ator Wagner Moura na inserção de 17 segundos da chapa do PSol. Boulos reclamou na web
atualizado
Compartilhar notícia
A Justiça Eleitoral paulista determinou nesta sexta-feira (9/10) a suspensão da exibição de um comercial da chapa de Guilherme Boulos e Luiza Erundina, do PSol, na corrida para a Prefeitura de São Paulo. A pedido da campanha de Joice Hasselman (PSL), o juiz eleitoral Guilherme Silva e Souza, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, tirou do ar comercial narrado pelo ator Wagner Moura.
A chapa do PSol tem direito a 17 segundos na propaganda eleitoral em rede. No comercial retirado do ar pela Justiça, o ator narra um texto, enquanto os candidatos aparecem. O argumento aceito pela Justiça foi a regra que proíbe que um apoiador do candidato passe mais de 25% do tempo da propaganda aparecendo.
Ao jornal O Estado de S. Paulo, o marketeiro Chico Malfitani, que trabalha para Boulos, disse que o programa não infringiu as regras. “Entendo o espírito da lei, é correto, não pode substituir o candidato por um ator. Mas no nosso caso o Wagner foi o locutor e a imagem que aparecia na tela era de Boulos e Erundina. Nós temos apenas 17 segundos, nosso programa é sério. Voltamos ao tempo da censura?”, questionou.
O candidato do PSol reclamou nas redes sociais da decisão. Veja:
Querem levar no tapetão. Vamos precisar da ajuda de todo mundo nas ruas e nas redes pic.twitter.com/sxZ9vf6ors
— Guilherme Boulos 50 (@GuilhermeBoulos) October 9, 2020
Carta branca
“Nós temos carta branca do jurídico, eu em especial, para entrarmos com as representações que a gente julgar relevantes”, disse Gustavo Guedes, advogado da campanha de Joice Hasselmann.
“Aqueles que desrespeitarem a legislação, seja em propaganda de TV, de rádio, propaganda de rua ou qualquer outra infração eleitoral, eu tenho carta branca, e minha equipe também, para entrar com as representações. A gente nem discute isso. Teve infração, a gente representa, esta é a ordem, que se cumpra a lei”, completou.
Disputa em São Paulo
Segundo a última pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de São Paulo, divulgada na quinta (8/10) pelo Datafolha, em primeiro lugar está Celso Russomanno (Republicanos), com 27%, seguido pelo atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), com 21% dos votos.
Em terceiro lugar está Guilherme Boulos (PSol), com 12% das intenções. Ele é seguido pelo ex-governador Márcio França (PSB), com 8%.