metropoles.com

Justiça atende deputada do PL e tira Diário do Centro do Mundo do ar

O site de notícias Diário do Centro do Mundo foi retirado do ar nesta quarta-feira (7/8). Jornalistas do portal lamentaram a decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
imagem colorida. Deputada estadual Janad Valcari
1 de 1 imagem colorida. Deputada estadual Janad Valcari - Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Tocantins tirou do ar, nesta quarta-feira (7/8), o site de notícias Diário do Centro do Mundo (DCM). A decisão é resultado de um processo movido pela deputada estadual Janad Valcari (PL) contra o veículo.

A informação foi confirmada pelo diretor-adjunto do site, Kiko Nogueira, durante transmissão ao vivo. Ele afirmou que não recebeu nenhuma notificação da Justiça, e chamou a decisão de “loucura”.

Segundo o portal Uol, em novembro de 2023, o Diário do Centro do Mundo divulgou que Janad faturou R$ 23 milhões através de um esquema envolvendo prefeituras e a banda Barões da Pisadinha, de quem a pré-canditada à prefeitura de Palmas, Tocantins, foi empresária até dezembro. Hoje, um filho da deputada administra a banda.

A Justiça tentou entrar em contato com o portal de notícias para a retirada da reportagem, mas não teve sucesso. A falta de comunicação para a apagar a reportagem deu origem ao processo que derrubou o DCM nesta quarta.

“Foi necessário adotar uma medida alternativa para garantir a efetividade da decisão judicial”, afirmou o Tribunal de Justiça do Tocantins.

Jornalistas que trabalham no site lamentaram a derrubada do portal. O editor do DCM, Fernando Miller, em live disse que a decisão é uma tentativa de censura. “Um dia que entra negativamente na história da imprensa nacional”, pontuou Miller.

Na mesma live, o jornalista Willy Delvalle também questionou a retirada do site do ar. “Nunca vimos a TV Globo ser derrubada, por ter falseado informações, seja sobre a ditadura em 64, seja sobre a lava-jato. Me dá a sensação que a Justiça brasileira funciona muito rápidamente quando é uma demanda da extrema direita”, reclamou o jornalista.

O Ministério Público investiga a deputada estadual, suspeita de repassar dinheiro de emendas a prefeituras que contratavam shows da banda Barões da Pisadinha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?