metropoles.com

Jurado passa mal e julgamento dos réus por morte de cronista é adiado

É a quarta vez que julgamento pela execução do cronista esportivo Valério Luiz é postergado. Família luta por justiça há quase 10 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
valerio luiz jornalista goias
1 de 1 valerio luiz jornalista goias - Foto: Reprodução

Goiânia – O júri dos acusados de matar o jornalista Valério Luiz foi adiado pela quarta vez nesta terça-feira (14/6). A motivação foi que um jurado passou mal durante a madrugada e saiu do hotel em que estava isolado, de acordo com o juiz Lourival Machado.

É a quarta vez que o júri é adiado. Nova sessão foi marcada para o dia 5 de dezembro deste ano. O radialista Valério Luiz foi executado a tiros em 5 de julho de 2012, em plena luz do dia, quando saía da rádio em que trabalhava, na capital goiana.

4 imagens
Valério Luiz, cronista esportivo morto em Goiás em 2012
O ex-presidente do Atlético-GO, Maurício Sampaio
Acusados pela morte do jornalista e cronista esportivo Valério Luiz, em Goiânia, Goiás
1 de 4

Valério Luiz foi assassinado na rua em 2012

Reprodução
2 de 4

Valério Luiz, cronista esportivo morto em Goiás em 2012

Reprodução
3 de 4

O ex-presidente do Atlético-GO, Maurício Sampaio

Reprodução
4 de 4

Acusados pela morte do jornalista e cronista esportivo Valério Luiz, em Goiânia, Goiás

Reprodução: Opção

Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o mal-estar e a falta de condições para esse jurado participar da sessão foram constatados, já em plenário, por médico da instituição.

Investigação

O advogado Valério Luiz Filho, que é filho da vítima e assistente de acusação, questionou a falta de seguranças na porta do hotel para impedir uma situação como a que aconteceu. Em sua conta no Twitter, ele pediu uma investigação.

“Isso que aconteceu hoje precisa ser investigado. Solicitar as câmeras do hotel. Garanto uma coisa: se todos estivessem presos preventivamente, esse julgamento não tinha sido adiado nenhuma vez”, escreveu.

Em nota, o juiz alegou que “não há necessidade de segurança no hotel, visto que qualquer tipo de ameaça a jurado já invalidaria sua participação, que precisa ser isenta”.

“A manutenção da incomunicabilidade é feita por oficial de Justiça. No entanto, observa que não houve qualquer prejuízo processual, uma vez que foi dissolvido o Conselho de Sentença”, informou trecho da nota.

Réus

Segundo o Ministério Público e a Polícia Civil, Maurício Sampaio decidiu matar Valério Luiz por causa de denúncias que ele fazia sobre o Atlético Goianiense. Sampaio era e ainda é dirigente do clube da capital. Também são réus pelo homicídio: o funcionário de Sampaio, Urbano de Carvalho Malta; o açougueiro Marcus Vinícius Pereira Xavier; os policiais militares Ademá Figueiredo e Djalma da Silva.

Sampaio foi o mandante do crime, segundo as investigações. Já o funcionário de Sampaio, Urbano, teria auxiliado na contratação de outras pessoas para executar o crime. Ele inclusive teria monitorado os últimos passos do jornalista e estava morando em uma casa de Sampaio, próximo da rádio em que a vítima trabalhava.

O açougueiro Marcus é acusado de ter emprestado a moto e capacete para o cometimento do crime, além de guardar a arma. O PM Ademá é acusado de executar o jornalista, usando a motocicleta. Já o policial Djalma é acusado de tentar atrapalhar as investigações.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?