metropoles.com

Juquinha das Neves, ex-presidente da Valec, é preso pela PF em Goiânia

Pedido de prisão foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) e está relacionado ao pagamento de propina em obras de ferrovias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
juquinha, valec
1 de 1 juquinha, valec - Foto: Agência Brasil

Em mais um desdobramento das delações dos ex-executivos da Andrade Gutierrez e da Camargo Corrêa, a Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (2/6), o ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha. O pedido de prisão foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) e está relacionado ao pagamento de propina em obras de ferrovias. Ele também é acusado de ter patrimônio ilícito mantido oculto em nome de terceiros (laranjas).

A prisão havia sido pedida pelo Ministério Público Federal, em Goiás, na Operação De Volta aos Trilhos e negada pela Justiça. Após a deflagração da operação, em 25 de maio, a Procuradoria solicitou a prisão novamente e a Justiça atendeu.

Um dos investigados na operação afirmou que Juquinha “sempre esteve pessoalmente presente e diretamente atuante em todos os atos de ocultação e dissimulação do patrimônio ilicitamente amealhado”.

Na semana passada, o filho dele, o empresário Jader Ferreira das Neves, e o advogado Leandro de Melo Ribeiro foram presos. Segundo o MPF, Juquinha e Jader “continuaram a lavar dinheiro da propina” mesmo depois de condenados à prisão, “produzindo provas falsas no processo para ludibriar o juízo e assegurar impunidade, além de custearem parte de sua defesa técnica (advogados) com dinheiro de propina”.

Neste ano, pai e filho pegaram, respectivamente, 10 e 7 anos de reclusão, por formarem quadrilha e lavarem de dinheiro nas obras de construção da Ferrovia Norte-Sul, praticados por Juquinha quando presidiu a Valec.

Após depor coercitivamente, semana passada, Juquinha negou as acusações em entrevista à TV Anhanguera: “Tudo correto. Tudo declarado. Não existe nada até agora. Tem seis anos de investigação e é isso aí”. (Com informações do G1 do Estadão)

Aguarde mais informações

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?