metropoles.com

Julho tem alta de 31,1% na vacinação, e média diária bate recorde

Brasil aplicou 42,2 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19 no mês passado, contra 32,1 milhões em junho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius de Melo/Agência Brasília
Vacina contra a Covid-19
1 de 1 Vacina contra a Covid-19 - Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

A corrida pela imunização da população contra a Covid-19 fez de julho o mês com maior número de vacinas aplicadas. No total, 42,2 milhões de doses foram injetadas nos braços de brasileiros de todo o país, um aumento de 31,1% em relação ao mês anterior, quando foram 32,1 milhões.

Ao longo do mês, 1,36 milhão de vacinas foram aplicadas em média por dia, a maior desde o começo da campanha de imunização contra o SarsCov-2 no Brasil. Além do alto número, julho também bateu recorde de aplicações em um único dia: 3,3 milhões de pessoas foram imunizadas no dia 7.

As informações são do consórcio de veículos de imprensa* e foram analisadas pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles.

Veja, no gráfico a seguir, a evolução diária da vacinação no país:

Foi também no dia de recorde que a vacina do laboratório Janssen, a única com aplicação de dose única, teve o maior número de injeções: 388.014 doses. Até o momento, 104.700.762 de pessoas receberam a primeira dose e 41.486.498 receberam a segunda ou a dose única de um dos imunizantes disponíveis no país.

O gráfico a seguir mostra a quantidade de vacinas aplicadas por dia. Elas estão separadas em primeira, segunda e dose única.

Conforme explica o infectologista e chefe da Comissão de Controle de Infecção do Hospital Santa Lúcia, Werciley Junior, o avanço na vacinação é positivo, principalmente entre os mais jovens. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a vacinação chegou aos 28 anos na última sexta-feira (30/7). A imunização para esse grupo foi adiada diversas vezes pela prefeitura, após a falta de imunizantes.

Junior também chama a atenção para a discrepância entre os que tomaram apenas a primeira dose e os que já estão totalmente imunizados. No total, 65,1% da população adulta tomou a primeira dose, enquanto 25,8% do público-alvo (acima de 18 anos) está devidamente imunizado contra a doença.

“Quando comparamos, vemos que estamos muito aquém no número de imunizações completas. Por isso, é preciso acelerar a aplicação da segunda dose. Nós já tivemos uma boa evolução, e sentimos isso diretamente nos hospitais, com a diminuição de casos e óbitos. Mas precisamos continuar com o número de aplicações sempre crescendo”, diz o especialista.

* O consórcio de imprensa é composto pelos veículos G1, O Globo, Extra, Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?