Julho Amarelo: Saúde de Aparecida (GO) amplia combate às hepatites
Saúde realiza, durante todo o mês, uma mobilização para aprimorar ações de conscientização, vigilância, prevenção e controle das hepatites
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS), na região metropolitana da capital goiana, realiza, ao longo de julho, atividades alusivas ao Julho Amarelo – mês de Conscientização das Hepatites Virais. A mobilização tem o objetivo de intensificar as ações de prevenção, monitoramento e controle dessas doenças, além de destacar a importância, para os profissionais da assistência e para a população, do teste rápido e dos exames sorológicos para as hepatites B e C.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, informa que o Julho Amarelo também visa aprimorar o fluxo de atendimento, estimular os pacientes diagnosticados a continuar se tratando, e, ainda, ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento dessas doenças para evitar novas infecções e até o risco de morte.
“Além disso, realizaremos a VI Oficina de Capacitação sobre Hepatites Virais de Aparecida de Goiânia, um evento para debatermos temas atuais sobre essas doenças e aprimorarmos a atenção prestada à população em diversos níveis”, destaca a gestora.
Sinais de alerta
Os sintomas mais comuns das hepatites (causadas pelos vírus A, B e C) causam olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Já as principais medidas de controle dessas doenças virais e de transmissão sanguínea e sexual são a adoção de medidas preventivas como o uso de preservativos nas relações sexuais e o não compartilhamento de objetos contaminados como seringas e lâminas.
Testagem
A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)/Aids e Hepatites Virais da SMS, Daniele Prates, acrescenta que, em Aparecida, de 2007 a junho de 2022, foram notificados 2.458 casos de hepatites Virais, sendo destes 990 casos confirmados das variedades B e C.
“Todas as pessoas devem ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite, e os órgãos internacionais de Saúde defendem a testagem periódica das populações mais vulneráveis. Em Aparecida temos, permanentemente, testes rápidos de detecção dos vírus B e C em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município”, relata ela.
Daniele também salienta que o aumento no número de testes rápidos e na realização de exames sorológicos são estratégias importantes para a ampliação do acesso ao diagnóstico precoce de IST/HIV/Aids e hepatites virais e contribuem para a redução da incidência dessas doenças e dos óbitos causados por elas.
Nesse contexto, a gestora avisa que a SMS está distribuindo materiais educativos para divulgar os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Centros de Saúde, no Serviço de Assistência Especializada (SAE), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAi) e nos CAIS’s e UPA’s da cidade.
Em cada local, a Secretaria está orientando os profissionais a conversarem com a população para ofertar os testes e reforçar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento das hepatites. Também estão sendo entregues kits contendo folders, preservativos masculinos e femininos, bem como cartilhas e adesivos educativos sobre o tema.
Programação da Testagem ampliada
Com foco no diagnóstico precoce, em todo o mês de julho, serão intensificadas as testagens para hepatites B e C, HIV e sífilis em toda a cidade, inclusive em algumas empresas do Pólo Industrial.
No período diurno, de 12 a 15 de julho, a SMS realizará ações conjuntas do CTAi com unidades de urgência (UPA’s Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant, e CAIS Colina Azul) para a realização de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis.
Em 17 de julho, das 12h às 22h, serão realizadas ações de Educação em Saúde e de distribuição de preservativos na 8ª Parada LGBT de Aparecida de Goiânia, na Avenida Uru esquina com a Rio Verde (Jardim Luz, próximo ao Buriti Shopping).
Com informações da Prefeitura de Aparecida
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.