Julho Amarelo: palestra faz conscientização contra hepatites virais
Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (19/7), nova campanha de incentivo aos testes para detecção das hepatites virais
atualizado
Compartilhar notícia
O mês de julho é marcado pela campanha de conscientização contra as hepatites virais, conhecida como Julho Amarelo. De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de hepatite B e C caíram 36% e 39%, respectivamente.
A redução de diagnósticos, porém, não significa avanço no combate à doença. Nesta quarta-feira (19/7), a pasta lançou a nova campanha de conscientização e incentivo à testagem.
“Tivemos um impacto significativo da pandemia, e precisamos agora resgatar e ampliar os diagnósticos nas nossas unidades de saúde”, explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em coletiva no ministério nesta quarta.
Na próxima quinta-feira (20/7), a Geap Saúde promove palestra de conscientização sobre o tema às 10h. A conversa será conduzida pela infectologista Ana Helena Figueiredo, com especialização pela Johns Hopkins Bloomerg School of Public Health.
A médica abordará pontos importantes sobre formas de contágio e de prevenção das hepatites virais, além de reforçar a importância de promoção da vigilância, com testes e consultas. Também vai falar sobre tratamento e a importância do acolhimento aos pacientes positivados.